fbpx

As Tranças de Maria (2003)

Sinopse

Baseado no conto-poema de Cora Coralina, o filme traz em seu elenco Patrícia França e José Dumont, Ilya São Paulo, Heloisa Millet, Maria Ribeiro, Venerando Ribeiro e Sandra Abraão.

A trama conta a história de Maria, uma moça muito jovem, de temperamento insubordinado e de grande beleza cabocla, com suas longas tranças. O pai e o patrão decidem casá-la com Izé, moço vaqueiro de fama. Mas Maria não se rende tão fácil.

Na paisagem exuberante do cerrado goiano, conta-se então a história de um profundo mergulho no mistério das almas simples e na sensibilidade feminina, em um nível que só a poesia de Cora Coralina, aqui recriada cinematograficamente, poderia alcançar.

O filme As Tranças de Maria tem direção de Pedro Carlos Rovai e recebeu os títulos de Melhor Montagem (Pedro Rovai), Melhor Fotografia (Cláudio Portioli), Melhor Roteiro (Miguel Borges) e Melhor Ator Coadjuvante (José Dumont) no Festival de Cinema de Natal, em 2004; e o Prêmio da Imprensa – Troféu Samburá, de Melhor Filme de Longa-metragem no Festival de Fortaleza, em 2003.

Elenco

Sandra Abraão
José Dumont
Patrícia França …. Maria
Heloísa Millet
Maria Ribeiro
Venerando Ribeiro
Ilya São Paulo …. Izé da Abadia

Ficha Técnica

Direção: Pedro Carlos Rovai
Roteiro: Miguel Borges
Direção de Fotografia: Cláudio Portioli
Empresa Produtora: Tietê Produções Cinematográficas

Bibliografia

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.