fbpx

Ataulfo Alves (1909-1969)

Biografia

Ataulfo Alves de Souza, em arte conhecido como Ataulfo Alves, foi um cantor e compositor brasileiro nascido em Miraí (MG) no dia 02 de maio de 1909.

Aos dezesseis anos mudou-se para o Rio de Janeiro e conheceu Carmen Miranda, que mais tarde divulgaria sua música. Seu primeiro sucesso aconteceu em 1942, com Ai Que Saudade da Amélia, que o projeta pelo Brasil. Passou a fazer shows com suas Pastoras e a colecionar outros sucessos como Pois É e Mulata Assanhada.

Estreou no cinema em 1940 no filme Vamos Cantar.

Cantor e compositor consagrado, morreu em 20 de abril de 1969, doze dias antes de completar 60 anos de idade. Seu filho, Ataulfo Júnior, também é cantor e divulga a obra do pai.

Filmografia

1940 – Vamos Cantar
1944 – Tristezas não Pagam Dívidas
1945 – Pif-Paf
1946 – Caídos do Céu
1955 – Carnaval em Lá Maior
1956 – Vamos com Calma
1958 – Meus Amores no Rio (Mis Amores en Río) (Brasil/Argentina)

Bibliografia

Livros:

SILVA NETO, Antonio Leão da. Astros e estrelas do cinema brasileiro. 2. ed. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2010.

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.