fbpx

Até a última gota (1980)

Sinopse

FOTO Ate a ultima GotaAté a Última Gota é um filme documentário brasileiro de 1980 dirigido por Sérgio Rezende.

Inspirado na morte do operário Jucenil Navarro de Souza (José Dumont) que, desempregado, vendia sangue para comprar comida para a família, o filme denuncia o comércio de sangue nos países do Terceiro Mundo. Jucenil sai da casa de saúde, em Duque de Caxias, Rio de Janeiro e, enfraquecido, morre ao entrar no supermercado. Sua mulher narra a tragédia. Seguem-se depoimentos de pessoas envolvidas com o tráfico de sangue e dos que lutam contra essa prática. O filme percorre a rota do tráfico que ocorre em países como Haiti, Argentina e Nicarágua registrando o fato de que o sangue tirado dos países subdesenvolvidos serve de matéria-prima para os laboratórios farmacêuticos multinacionais.

Trata-se do primeiro longa do diretor Sérgio Rezende e que denuncia o tráfico de sangue no mundo. O filme aborda a história de um operário que, desempregado, morreu vendendo grandes quantidades de sangue para sustentar a família. O longa segue a trajetória do tráfico e faz um interessante painel desta exploração.

Ficha Técnica

Por trás dos filmes, além dos atores, dos figurinos, das câmeras, da arte, do som e de outros elementos mais facilmente perceptíveis na construção qualquer longa metragem, há também um verdadeiro exército de profissionais dedicados a viabilizar cada detalhe do intrincado quebra-cabeça artístico, operacional, logístico e financeiro da produção audiovisual.

Veja logo abaixo a equipe técnica de Até a última gota que o portal História do Cinema Brasileiro pesquisou e agora disponibiliza aqui para você:

Direção: Sérgio Rezende
Roteiro: Sérgio Rezende
Produção: Mariza Leão e Jorge Camilo de Abranches
Direção de Fotografia: José Joffily
Câmera: José Joffily
Montagem: Vera Freire
Técnico de Som: Albertino Paz e Jorge Camilo de Abranches
Som: Silvio Da-Rin

Prêmios

Prêmio Especial do Júri no Festival de Gramado 1981;
Prêmio País de São Saruê 1981;
Prêmio Concice – Melhores de 1981;
Menção Honrosa no Festival de Havana 1981;
Menção Honrosa no Festival de Mannheim 1981;

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]

Um comentário em “Até a última gota (1980)

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.