fbpx

Atravessa a Vida (2020)

Trailer

Sinopse

Retrato de alunos do 3º ano do ensino médio de escolas públicas, de Simão Dias, cidade com 40 mil habitantes, no interior do Sergipe, nos meses que antecedem a tão esperada prova do ENEM. Enquanto são pressionados para alcançar a nota desejada nesse dia que pode determinar o resto de suas vidas, os alunos dessa pequena escola desabrocham e, diante da câmera, se descobrem adultos.

O documentário mostra as angústias e os prazeres da adolescência através de seus gestos, inquietações e conquistas. Revela personagens que se permitem aprofundar em reflexões contemporâneas – dentro e fora de sala de aula – como a depressão, o aborto, a pena de morte e o legado das ditaduras. E ainda, através de uma lente intimista, desvenda histórias de vida que representam as dores e os prazeres vividos nesse período turbulento de transformação.

Dirigido pelo cineasta João Jardim, o longa foi produzido e distribuído pela Copacabana Filmes e Fogo Azul Filmes, com coprodução da Globo Filmes, Globo News e Canal Curta! com produção associada de DOT e Elitecam.

Em 2020, o filme Atravessa a Vida foi selecionado para a programação da Mostra Competitiva Brasileira de Longas-metragens na É Tudo Verdade 2020.

Ficha Técnica

Por trás dos filmes, além dos atores, dos figurinos, das câmeras, da arte, do som e de outros elementos mais facilmente perceptíveis na construção qualquer longa metragem, há também um verdadeiro exército de profissionais dedicados a viabilizar cada detalhe do intrincado quebra-cabeça artístico, operacional, logístico e financeiro da produção audiovisual.

Veja logo abaixo a equipe técnica de Atravessa a Vida (2020) que o portal História do Cinema Brasileiro pesquisou e agora disponibiliza aqui para você:

Direção: João Jardim
Empresas Produtoras: Copacabana Filmes | Fogo Azul Filmes
Empresas Coprodutoras: Globo Filmes | Globo News | Canal Curta!
Empresas Produtoras Associadas: DOT | Elitecam
Distribuição: Copacabana Filmes | Fogo Azul Filmes

Brasil | cor | 82 min. | 2020

Classificação Indicativa: Livre

Bibliografia

Livros:

Internet:

HISTÓRIA DO CINEMA BRASILEIRO. Atravessa a Vida. Disponível no endereço: http://www.historiadocinemabrasileiro.com.br/atravessa-a-vida/
É TUDO VERDADE 2020. Atravessa a Vida. Disponível no endereço: http://etudoverdade.com.br/. Acesso em: 10 de setembro de 2020.

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.