fbpx

Ayres Campos (1923-2003)

Biografia

Ayres Kruger da Senna Campos, em arte conhecido como Ayres Campos, foi um ator brasileiro nascido em Uberaba (MG) no dia 26 de maio de 1923.

Seu pai era um fabricante de fantasias. Sempre ligado aos esportes, chega a ser campeão mineiro de boxe. Entra para a Faculdade de Odontologia, mas abandona e muda-se para São Paulo, com a intenção de ser cantor. Tem dezessete anos de idade. Começa a cantar no Teatro Municipal, com César Fronzi.

Estreou no cinema em 1949 no filme Também Somos Irmãos. Depois foi para a Vera Cruz e atuou, entre tantos, em Tico-Tico No Fubá (1952) e Gato de Madame (1956).

Com corpo de atleta, foi convidado para fazer os testes de uma nova série para a televisão, O Capitão Sete, a ser exibida na TV Record em 1954, ganha o papel e ficou conhecido em todo o Brasil, por mais de dez anos, até 1966, com mais de mil episódios gravados, um recorde. Foi um dos seriados de maior sucesso da Record e rendeu HQ e até fã-clube. Seu uniforme, com o número da emissora estampado no peito, virou mania à época. A história do Capitão Sete começou com a ida do personagem mirim Carlinhos para o Sétimo Planeta, onde ele desenvolve habilidades sobre-humanas e se torna uma espécie de super-homem brasileiro. Para lembrar os tempos de Capitão Sete, a Record, que comemorou em 2003 seus 50 anos, exibiu uma participação especial de Ayres.

Afastado do meio artístico, tinha uma fábrica de fantasias de super-heróis para crianças, profissão que herdara do pai. É, sem dúvida, um dos primeiros heróis da televisão brasileira.

Morreu em 11 de julho de 2003, aos 80 anos, de pneumonia, em São Paulo. Ayres era viúvo e deixa quatro filhos.

Filmografia

1949 :: Também Somos Irmãos
1949 :: Quase no Céu
1952 :: Sai da Frente
1952 :: Veneno
1952 :: João Gangorra
1952 :: Meu Destino é Pecar
1952 :: Tico-Tico no Fubá
1953 – Nadando em Dinheiro
1954 :: É Proibido Beijar
1954 :: Candinho
1956 :: Gato de Madame
1956 :: Pensão da Dona Estela
1956 :: Curucu, o Terror do Amazonas (Curucu, Beast of the Amazon) (EUA)
1957 – Escravos do Amor das Amazonas (Love Slaves of the Amazon) (EUA)

Bibliografia

Livros:

SILVA NETO, Antonio Leão da. Astros e estrelas do cinema brasileiro. 2. ed. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2010.

Internet:

HISTÓRIA DO CINEMA BRASILEIRO. Ayres Campos. Disponível no endereço: http://www.historiadocinemabrasileiro.com.br/ayres-campos/

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.