Babenco – Alguém tem que ouvir o coração e dizer: parou (2019)
Filme pessoal, lírico, que tem o cineasta como personagem central. Documentário dirigido por Bárbara Paz dedicado ao trabalho, criatividade, poesia e vida do diretor Hector Babenco, seu falecido marido. O documentário traça um paralelo entre a arte e a doença do cineasta. O filme revela medos e ansiedades, mas também memórias, reflexões e fabulações, num confronto entre o vigor intelectual e a fragilidade física que marcou sua vida.
O diretor, que nasceu na Argentina e se naturalizou brasileiro, faleceu em 2016, aos 70 anos, vítima de câncer. Foi casado com a atriz e diretora Bárbara Paz de 2010 até sua morte.
Babenco – Alguém tem que ouvir o coração e dizer: parou é uma realização de HB Filmes, em co-produção com a Globo News, Globo Filmes e Canal Brasil.
O filme foi selecionado para a mostra Venice Classics, que reúne filmes sobre cinema ou autores da área, e conquistou o Bisato D’Oro, prêmio da crítica independente, no 76º Festival Internacional de Cinema de Veneza. O júri justificou a escolha em um comunicado, elogiando o documentário porque o cinema está filmando a memória, porque o cinema está contando a história daqueles que vivem, daqueles que viveram, porque o cinema está comemorando o amor, porque o cinema é amor.
Por trás dos filmes, além dos atores, dos figurinos, das câmeras, da arte, do som e de outros elementos mais facilmente perceptíveis na construção qualquer longa metragem, há também um verdadeiro exército de profissionais dedicados a viabilizar cada detalhe do intrincado quebra-cabeça artístico, operacional, logístico e financeiro da produção audiovisual.
Veja logo abaixo a equipe técnica de Babenco – Alguém tem que ouvir o coração e dizer: parou (2019) que o portal História do Cinema Brasileiro pesquisou e agora disponibiliza aqui para você:
Direção: Bárbara Paz
Roteiro: Maria Camargo e Bárbara Paz
Produção: Bárbara Paz, Myra Babenco), Caio Gullane e Fabiano Gullane
Direção de Fotografia: Stefan Ciupek, Carolina Costa e Bárbara Paz
Montagem: Cao Guimarães
Production Designer: Lara Tauzs
Som: Miriam Bidermam, abc e Rodrigo Ferrante
Música: O Grivo
Empresa Produtora: HB Filmes
Co-produção: Gullane | Ava Filmes | Lusco Fusco | Globo News | Globo Filmes | Canal Brasil
Brasil | cor | Doc | 75 min. | 2019
Livros:
Internet:
ESTADÃO. Disponível no endereço: https://cultura.estadao.com.br/noticias/cinema,barbara-paz-relembra-hector-babenco-em-livro-e-filme-selecionado-para-veneza,70002939082
HISTÓRIA DO CINEMA BRASILEIRO. Babenco – Alguém tem que ouvir o coração e dizer: parou. Disponível no endereço: http://www.historiadocinemabrasileiro.com.br/babenco-alguem-tem-que-ouvir-o-coracao-e-dizer-parou/
JORNAL DO BRASIL. Filme de Bárbara Paz sobre Babenco ganha prêmio no Festival de Veneza. Disponível no endereço: https://www.jb.com.br/cadernob/2019/09/1015879-filme-de-barbara-paz-sobre-babenco-ganha-premio-no-festival-de-veneza.html. Acesso em: 06 de setembro de 2019.