fbpx

Balé de pé no chão: a dança afro de Mercedes Baptista (2006)

Sinopse

Documentário que acompanha a singular trajetória de Mercedes Baptista, considerada a principal precursora da dança afro-brasileira.

Bailarina de formação erudita, a partir da criação de seu grupo, no início da década de 1950, volta-se para o estudo dos movimentos rituais do candomblé das danças folclóricas. Suas criações coreográficas permanecem até hoje identificadas como repertório gestual da dança afro.

A direção do filme é de Lilian Solá Santiago e Marianna Monteiro.

Elenco

Mercedes Baptista
Carijó
Fernando Pamplona
Abdias do Nascimento
Ruth de Souza
Walter Ribeiro (dos Santos)
Gilberto de Assis
Rita Rios
Dika Lima
Isaura de Assis
Nelson Lima
Jandira
Ruth
Charles Nelson
Cláudia Rodrigues

Cia. Katherine Dunham

Ficha Técnica

Por trás dos filmes, além dos atores, dos figurinos, das câmeras, da arte, do som e de outros elementos mais facilmente perceptíveis na construção qualquer longa metragem, há também um verdadeiro exército de profissionais dedicados a viabilizar cada detalhe do intrincado quebra-cabeça artístico, operacional, logístico e financeiro da produção audiovisual.

Veja logo abaixo a equipe técnica de Balé de pé no chão: a dança afro de Mercedes Baptista (2006) que o portal História do Cinema Brasileiro pesquisou e agora disponibiliza aqui para você:

Direção: Lilian Solá Santiago e Marianna Monteiro

Brasil | Doc | 50’36”

Bibliografia

Livros:

Internet:

HISTÓRIA DO CINEMA BRASILEIRO. Balé de pé no chão: a dança afro de Mercedes Baptista. Disponível no endereço: http://www.historiadocinemabrasileiro.com.br/bale-de-pe-no-chao-a-danca-afro-de-mercedes-baptista/

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.