fbpx

Bandeira de Retalhos – O Filme (2018)

Sinopse

No fim dos anos 70, moradores e lideres comunitários do Vidigal impediram sua remoção da favela pelos governantes corruptos. A luta dos favelados pela posse da terra, contada por diálogos em verso, em ritmo de samba. Baseado numa historia real.

Escrito pelo músico, cineasta e multi artista Sérgio Ricardo, o longa Bandeira de Retalhos retrata um fato verídico, ocorrido no morro do Vidigal no fim dos anos 70: a desapropriação arbitrária de barracos sob alegação de risco de deslizamento. A realidade é que já havia, em segredo, um contrato de compra e venda do terreno assinado, e o projeto de construção de um hotel de luxo em uma das áreas mais privilegiadas da Zona Sul do Rio de Janeiro já estava pronto para sair do papel.

Lutando contra as próprias forças internas de desagregação, a comunidade pouco a pouco recupera sua dignidade e busca o apoio da imprensa e do congresso por meio de uma pequena associação de moradores. Em meio a esse turbilhão, desenrola-se um violento triângulo amoroso entre Neno, Tiana e Bituca, um bandido foragido. Ao ponteio do violão do sambista Tuim e aos uivos de João da Lua, uma nuvem negra parece pairar sobre o morro. Foram tempos de dor e glória no Vidigal.

Bandeira de Retalhos reaviva com coragem e sensibilidade a memória de uma das primeiras vitórias da sociedade brasileira contra a ditadura.

Ficha Técnica

Por trás dos filmes, além dos atores, dos figurinos, das câmeras, da arte, do som e de outros elementos mais facilmente perceptíveis na construção qualquer longa metragem, há também um verdadeiro exército de profissionais dedicados a viabilizar cada detalhe do intrincado quebra-cabeça artístico, operacional, logístico e financeiro da produção audiovisual.

Veja logo abaixo a equipe técnica de Bandeira de Retalhos (2018) que o portal História do Cinema Brasileiro pesquisou e agora disponibiliza aqui para você:

Direção: Sérgio Ricardo
Roteiro: Sérgio Ricardo
Diretor de fotografia: Daniel Paes
Produtoras: Grupo Nós do Morro | Cavideo | Caliban | Iracema Filmes | Paiva Produções | Cacumbu | Canal Brasil.

Bibliografia

Fontes utilizadas:
CB/Ficha Filmográfica
Jornal do Brasil, 05.09.1982, p. 6

Livros:

Internet:

FACEBOOK. . Disponível no endereço: https://www.facebook.com/Bandeiraderetalhosofilme/
HISTÓRIA DO CINEMA BRASILEIRO. Bandeira de Retalhos. Disponível no endereço: http://www.historiadocinemabrasileiro.com.br/bandeira-de-retalhos/
OGLOBO. Sérgio Ricardo volta com filme feito no Vidigal. Disponível no endereço: https://oglobo.globo.com/cultura/musica/sergio-ricardo-volta-com-filme-feito-no-vidigal-livros-show-22112744
MOSTRA DE CINEMA DE TIRADENTES. Bandeira de Retalhos. Disponível no endereço: http://mostratiradentes.com.br/programacao/filme/539. Acesso em: 22 de dezembro de 2017.

Observações:
Projeto do filme.

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]

Artigos Relacionados