Bárbara Bruno
Bárbara Janette Xavier Miessa Goulart, em arte conhecida como Bárbara Bruno, é uma atriz brasileira nascida no Rio de Janeiro (RJ) no dia 04 de julho de 1956. É filha dos atores Paulo Goulart e Nicette Bruno.
Estreou no teatro na peça Tome Conta de Amelie, direção de Antunes Filho, contracenando com Maria Della Costa. Ao longo de sua longa carreira, escolhe o teatro como ofício, sendo raras suas aparições no cinema ou na televisão. Entre dezenas de peças, destacam-se inicialmente como atriz: O Martelo, Laços Eternos, Crimes Delicados, Sábado, Domingo e Segunda, etc., depois como produtora e diretora em Camões; Poe, a Inveja dos Anjos, Cães Oeste, Meu Tio, o Lauretê, Aviso Prévio, entre outras.
Na televisão, estreia em 1972 em Camomila e Bem-me-Quer, pela TV Tupi, em direção de Carlos Zara. Ainda na Tupi faria Divinas & Maravilhosas (1973), Papai Coração (1976) e Salário Mínimo (1978). Em 1981 vai para a TV Globo participar da minissérie Terras do Sem-Fim, como Olga, da novela Paraíso (1982) e das minisséries O Tempo e o Vento (1985) e Flora Encantada (1999). Pela TV Record atua em Cidadão Brasileiro (2006), como Cleonice Sales Jordão; e pelo SBT, Maria Esperança (2007), no papel de Eugênia Albuquerque.
Nos últimos anos, tem se dedicado a administração do Teatro Paiol. Em 2008/2009, atuou na peça Motel Paradiso.
Tem três filhos, Vanessa Goulart, também atriz; Eduardo e Leonardo, e uma neta, Bruna, filha de Leonardo. Está casada com o escritor Lauro César Muniz.
2006 :: Espeto (CM)
1989 :: Nove Meses, como Viver Essa Emoção
Livros:
SILVA NETO, Antonio Leão da. Astros e estrelas do cinema brasileiro. 2. ed. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2010.
Internet:
HISTÓRIA DO CINEMA BRASILEIRO. . Disponível no endereço: http://www.historiadocinemabrasileiro.com.br/
Um comentário em “Bárbara Bruno”