fbpx

Batman Zavareze

Biografia

Marcelo André Zavareze, em arte também conhecido como Batman Zavareze, é um diretor de fotografia brasileiro nascido no Rio de Janeiro (RJ) em 1974. É Fotógrafo e curador de projetos multidisciplinares ligados a imagem e audiovisual.

Em 1998, estagiou como residente de arte na Fábrica, Centro de Pesquisa e Comunicação da Benetton, tendo como seu diretor, Oliviero Toscani.

Criou em 2005 o projeto Multiplicidade Imagem Som Inusitados, que realiza espetáculos de arte digital, música avançada com total convergência de mídias e expressões artísticas, criando encontros insólitos entre músicos, artistas plásticos e visuais, com percussão feita a partir da carroceria de um fusca, instrumentos alienígenas, etc.

Tem seu trabalho publicado e exposto em revistas, livros e mostras no Rio de Janeiro, Itália, Alemanha, Japão, Costa Rica, Portugal, França, Suíça, China e Rússia.

No cinema, é diretor de fotografia de curtas e longas como Pojucan – Quadro a Quadro (1998), com direção sua e de Luiz de Castilho, Batuque na Cozinha, de Anna Azevedo (2004), Entrelençois (2008), de Gustavo Nieto Roa.

Filmografia

2008-Entrelençois
2006-Histórias de Um Brasil Alfabetizado
2004-Batuque na Cozinha (CM) (cofot. André Vieira, Dib Lutfi e Anna Azevedo)
2003 :: Recife/Sevilha – João Cabral de Melo Neto (CM)
1999-Benvindos ao Paraíso (CM) (cofot. Márcio Menezes)
1998-Pojucan – Quadro a Quadro (CM) (dir., fot.) (codir. e cofot. Luiz de Castilho)

Bibliografia

Livros:

Internet:

HISTÓRIA DO CINEMA BRASILEIRO. . Disponível no endereço: http://www.historiadocinemabrasileiro.com.br/

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.