fbpx

Beatriz Consuelo (1931-2013)

Beatriz Consuelo foi uma bailarina e atriz brasileira nascida em Porto Alegre (RS) no dia 23 de dezembro de 1931.

Aos cinco anos de idade, iniciou seu primeiro curso de dança, com a professora Tony Seitz Petzhold. Em 1947, ingressou como solista no Corpo de Baile do Teatro Municipal do Rio de Janeiro, levada por Nina Verchinina. Em 1949 já era a sua primeira bailarina. Em 1956, passou a integrar o corpo de baile do Marquês de Cuevas, tornando-se estrela em 1959.

Em 1960, recebeu a Medalha Carlos Gomes e foi detentora de três outras de ouro pela Associação dos Críticos Teatrais. Foi também a primeira bailarina do Grand Theatre de Genebra, no qual ganhou prêmios como primeira bailarina. Foi uma das primeiras partners do bailarino russo Rudolf Nureyev quando ele deixou a Rússia para conquistar os palcos do mundo.

Estreou nas telas do cinema em 1952 no filme Dentro da Vida. Depois participou de um dos primeiros filmes coloridos brasileiros, Destino em Apuros, realizado em 1953 pela Multifilmes. Infelizmente, não se tem notícia da continuidade de sua carreira no cinema.

Faleceu aos 81 anos, no dia 07 de março de 2013, no Centro Médico Arénières, em Genebra, na Suíça – país onde vivia há mais de 50 anos.

Filmografia

1953 :: Destino em Apuros
1952 :: As Sete Viúvas do Barba Azul (Inacabado)
1952 :: Dentro da Vida

Bibliografia

Livros:

SILVA NETO, Antonio Leão da. Astros e estrelas do cinema brasileiro. 2. ed. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2010.

Internet:

GHZ. Morre a bailarina gaúcha Beatriz Consuelo. Disponível no endereço: https://gauchazh.clicrbs.com.br/cultura-e-lazer/noticia/2013/03/morre-a-bailarina-gaucha-beatriz-consuelo-4070050.html. Acesso em: 10 mar. 2013.
HISTÓRIA DO CINEMA BRASILEIRO. Beatriz Consuelo. Disponível no endereço: http://www.historiadocinemabrasileiro.com.br/beatriz-consuelo/

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.