fbpx

Benedito Ruy Barbosa

Biografia

FOTO Benedito Ruy BarbosaNasceu em Gália, interior de São Paulo, em 17 de abril de 1931. Jornalista e publicitário, Benedito chegou à dramaturgia quando sua peça Fogo Frio foi montada em São Paulo pelo Teatro de Arena, com a direção de Augusto Boal. Contratado pela Colgate-Palmolive, estreou auspiciosamente na telenovela em 1966, pela Tupi, adaptando o folhetim A Vingança do Judeu, de J.W. Rochester, que recebeu o título de Somos Todos Irmãos. Em seguida colocou no ar uma novela sua: O Anjo e o Vagabundo, conseguindo grande êxito. Passaria pela Record, lançando uma programação de novelas com A Última Testemunha.

Sua grande oportunidade, de fato, surgiu quando pôde escrever exatamente sobre as coisas que conhecia bem: o interior. Foi esse conhecimento que se tornou sua marca inconfundível: a novela cabocla, simples, interiorana. Com o grande sucesso de Os Imigrantes (Bandeirantes, 1981), Benedito tratou de outro assunto preferido em telenovelas: a imigração de estrangeiros no Brasil.

Em 1990 conseguiu uma façanha que o elevou à categoria de grande novelista de nossa TV: sua novela Pantanal, produzida pela Manchete, bateu a audiência da Globo. A emissora de Roberto Marinho (que sempre lhe reservara o horário das 18 horas) tratou de mantê-lo no horário nobre com grandes produções de sucesso: Renascer (1993), O Rei do Gado (1996) e Terra Nostra (1999).

Filmografia

:: Filmografia como Roteirista ::

1984 :: O Filho Adotivo
1983 :: A Mulher Serpente e a Flor
1978 :: Mágoa de Boiadeiro
1978 :: Amada Amante
1978 :: Sábado Alucinante
1978 :: Amada Amante
1975 :: O dia que o Santo pecou (também produtor e assistente de direção)

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]

4 comentários sobre “Benedito Ruy Barbosa

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.