fbpx

Benjamin Abrahão (1890-1938)

Biografia

FOTO Benjamin AbrahaoBenjamin Abrahão Botto, mais conhecido como Benjamin Abrahão, é um diretor de fotografia sírio-libanês-brasileiro nascido em Zahlé, no Líbano, em 1890.

Fotógrafo sírio-libanês-brasileiro, responsável pelo registro iconográfico e de seu líder, Virgulino Ferreira da Silva, o Lampião, chega ao Brasil em 1915, fugindo da 1ª Guerra Mundial. Passa a comercializar tecidos e miudezas em lombos de burros. Como secretário de Padre Cícero, conhece Lampião em 1926. Após a morte do padre em 1934, recebe autorização para acompanhar e filmar o bando, na caatinga, com equipamentos emprestados por Ademar Bezerra de Albuquerque, da Abafilm.

Dirigiu, no ano de 1936 Lampião, rei do cangaço.

Infelzmente, Benjamin Abrahão morreu assassinado com 42 facadas em 10 de maio de 1938, em Serra Talhada (PE), aos 48 anos de idade.

Todo o material filmado foi apreendido pelo Governo Vargas e depositado no Departamento de Imprensa e Propaganda (DIP), sendo redescoberto somente nos anos 1950, com boa parte já deteriorada. Sua vida foi levada às telas em 1997 no filme Baile Perfumado, de Paulo Caldas e Lírio Ferreira, com Duda Mamberti no papel de Benjamin Abrahão.

Filmografia

:: Filmografia como Diretor ::

1936 :: Lampião, o Rei do Cangaço

Bibliografia

Livros:

SILVA NETO, Antonio Leão da. Dicionário de Fotógrafos do Cinema Brasileiro. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2010.

Internet:

HISTÓRIA DO CINEMA BRASILEIRO. Benjamin Abrahão. Disponível no endereço: http://www.historiadocinemabrasileiro.com.br/benjamin-abrahao/

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.