fbpx

Bicicletas de Nhanderú (2011)

Imersão na espiritualidade e na cultura dos Mbyá-Guarani, da Aldeia Koenju, em São Miguel das Missões, no Rio Grande do Sul.

O filme começa quando um raio atinge uma árvore e o índio mais velho da tribo acredita que seja um sinal de que é preciso rever as atitudes que os membros da aldeia têm tomado. De acordo com sua crença, quando cai um raio quer dizer que Nhanderú, deus que tem Tupã como mensageiro, não está satisfeito com a tribo.

Ele acredita ainda que o alerta tenha sido confirmado por um sonho que teve, em que Nhanderú manda construir uma casa de reza que serviria para que os jovens não se envolvessem com a cultura dos brancos e pudessem meditar e purificar seus corpos, livrando-se do mal.

Vencedor do Prêmio Cora Coralina, no XIII FICA – Festival Internacional de Cinema Ambiental, em 2011, Bicicletas de Nhanderú narra a cultura indígena e mostra como a influência do homem branco ameaça a religiosidade desse povo que tem se deixado levar por hábitos como a bebedeira, festas e jogos que, segundo a crença da aldeia, fazem mal ao espírito.

A ideia de filmar o documentário surgiu durante conversas entre o diretor Ariel Ortega e o índio mais velho da aldeia. Durante as gravações, Ariel resolveu investir em dois meninos como personagens principais, e é em torno deles que o filme se desenvolve.

Ficha Técnica

Por trás dos filmes, além dos atores, dos figurinos, das câmeras, da arte, do som e de outros elementos mais facilmente perceptíveis na construção qualquer longa metragem, há também um verdadeiro exército de profissionais dedicados a viabilizar cada detalhe do intrincado quebra-cabeça artístico, operacional, logístico e financeiro da produção audiovisual.

Veja logo abaixo a equipe técnica de Bicicletas de Nhanderú (2011) que o portal História do Cinema Brasileiro pesquisou e agora disponibiliza aqui para você:

Direção: Ariel Duarte Ortega e Patricia Ferreira (Keretxu)
Fotografia: Patricia Ferreira (Keretxu), Ariel Duarte Ortega e Jorge Ramos Morinico
Edição: Tiago Campos Torres
Empresa Produtora: Vídeo nas Aldeias

Brasil | Documentário | cor | 46 min. | 2011

Bibliografia

Internet:

EBC – TV BRASIL. Bicicletas de Nhanderú. Disponível no endereço: https://tvbrasil.ebc.com.br/docespecial/episodio/bicicletas-de-nhanderu
HISTÓRIA DO CINEMA BRASILEIRO. Bicicletas de Nhanderú. Disponível no endereço: https://www.historiadocinemabrasileiro.com.br/bicicletas-de-nhanderu/

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.