fbpx

Braguinha (1907-2006)

Biografia

Carlos Alberto de Ferreira Braga, em arte conhecido como Braguinha, foi um ator, cineasta e compositor brasileiro nascido no Rio de Janeiro (RJ) no dia 29 de março de 1907.

Filho de um industrial, estudou Engenharia e Belas-Artes e, aos dezenove anos, com Almirante e outros três amigos, fundou o Bando de Tangarás. Foi um dos maiores compositores de marchinhas carnavalescas do Brasil, sendo de sua autoria, além de outras pérolas, Carinhoso e Copacabana.

Na década de 1930, trabalhou para os Estúdios Disney e dubla todos os longas dessa companhia, começando com Branca de Neve e os Sete Anões, de 1937.

No cinema, participou de dois filmes como ator, Bole-Bole, em 1929, ainda com o lendário Bando dos Tangarás, e depois Garota de Ipanema, em 1967.

Com mais de 500 músicas gravadas por inúmeros cantores, João de Barro, como também era conhecido, um dos maiores compositores da história da Música Popular Brasileira, morreu em 24 de dezembro de 2006, três meses antes de completar 100 anos de idade, no Rio de Janeiro.

Filmografia

:: Filmografia como Ator ::

1929 – Bole-Bole (Bando de Tangarás)
1967 – Garota de Ipanema
1970 – Isto é Lamartine (CM) (depoimento)
1994 – O Cantor de Samba (CM) (como ele mesmo, no Bando dos Tangarás)

:: Filmografia como Diretor :: (como João de Barro)

1935 – Alô, Alô, Brasil (codirigido por Wallace Downey e Alberto Ribeiro)
1939 – Anastácio

Bibliografia

Livros:

SILVA NETO, Antonio Leão da. Astros e estrelas do cinema brasileiro. 2. ed. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2010.

Internet:

HISTÓRIA DO CINEMA BRASILEIRO. Braguinha. Disponível no endereço: http://www.historiadocinemabrasileiro.com.br/braguinha/

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.