Brasília, A Última Utopia (1989)
O longa Brasília, A Última Utopia é um filme documentário dividido em seis episódios, dirigidos por diferentes cineastas (Geraldo Moraes, Moacir de Oliveira, Pedro Anisio, Pedro Jorge de Castro, Roberto Pires e Vladimir Carvalho), cada um abordando aspectos variados da capital federal.
O filme-episódio A Paisagem Natural, de Vladimir Carvalho, descortina o cerrado, o exuberante sistema natural que hospeda a cidade e que lhe proporciona mais qualidade de vida.
Já o cineasta Pedro Jorge de Castro assina O sinal da cruz, recontando de forma alegórica a história do Brasil, da colonização à construção da capital.
A Volta de Chico Candango, de Roberto Pires, tem foco em operário que trabalhou na construção de Brasília e retorna à cidade, redescobrindo-a.
Em Além do Cinema do Além, de Pedro Anisio, tira “Spirit”, personagem de Will Eisner, dos quadrinhos para investigar o misticismo de Brasília.
Suíte Brasília, de Moacir de Oliveira, é um passeio pela arquitetura monumental de Brasília ao som da música homônima de Renato Vasconcelos, que se tornou uma espécie de sinfonia da cidade.
Por fim, em A Capital dos Brasis, Geraldo Moraes documenta a diversidade da capital a partir dos pontos de encontro da cidade, revelando a criação de um sotaque próprio, nascido da mistura dos diversos Brasil.
Direção: Geraldo Moraes, Moacir de Oliveira, Pedro Anisio, Pedro Jorge de Castro, Roberto Pires e Vladimir Carvalho
Brasil | Documentário | 105 min. | 1989
Internet:
HISTÓRIA DO CINEMA BRASILEIRO. Brasília, A Última Utopia. Disponível no endereço: http://www.historiadocinemabrasileiro.com.br/brasilia-a-ultima-utopia/