fbpx

Brasília, A Última Utopia (1989)

Sinopse

O longa Brasília, A Última Utopia é um filme documentário dividido em seis episódios, dirigidos por diferentes cineastas (Geraldo Moraes, Moacir de Oliveira, Pedro Anisio, Pedro Jorge de Castro, Roberto Pires e Vladimir Carvalho), cada um abordando aspectos variados da capital federal.

O filme-episódio A Paisagem Natural, de Vladimir Carvalho, descortina o cerrado, o exuberante sistema natural que hospeda a cidade e que lhe proporciona mais qualidade de vida.

Já o cineasta Pedro Jorge de Castro assina O sinal da cruz, recontando de forma alegórica a história do Brasil, da colonização à construção da capital.

A Volta de Chico Candango, de Roberto Pires, tem foco em operário que trabalhou na construção de Brasília e retorna à cidade, redescobrindo-a.

Em Além do Cinema do Além, de Pedro Anisio, tira “Spirit”, personagem de Will Eisner, dos quadrinhos para investigar o misticismo de Brasília.

Suíte Brasília, de Moacir de Oliveira, é um passeio pela arquitetura monumental de Brasília ao som da música homônima de Renato Vasconcelos, que se tornou uma espécie de sinfonia da cidade.

Por fim, em A Capital dos Brasis, Geraldo Moraes documenta a diversidade da capital a partir dos pontos de encontro da cidade, revelando a criação de um sotaque próprio, nascido da mistura dos diversos Brasil.

Ficha Técnico

Direção: Geraldo Moraes, Moacir de Oliveira, Pedro Anisio, Pedro Jorge de Castro, Roberto Pires e Vladimir Carvalho

Brasil | Documentário | 105 min. | 1989

Bibliografia

Internet:

HISTÓRIA DO CINEMA BRASILEIRO. Brasília, A Última Utopia. Disponível no endereço: http://www.historiadocinemabrasileiro.com.br/brasilia-a-ultima-utopia/

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.