fbpx

Brasília: contradições de uma cidade nova (1967)

Trailer

Sinopse

POSTER Brasilia Contradicoes de uma Cidade NovaSeis anos após sua fundação, Brasília já era uma cidade cheia de problemas: moradias superlotadas, barracos derrubados, mortalidade infantil, mercado de trabalho reduzido, operários expelidos para a periferia, universitários sem perspectivas.

Documentário de Joaquim Pedro de Andrade sobre as contradições da nova capital brasileira. Imagens de Brasília em seu sexto ano e entrevistas com diferentes categorias de habitantes da capital. Uma pergunta estrutura o documentário: uma cidade inteiramente planejada, criada em nome do desenvolvimento nacional e da democratização da sociedade, poderia reproduzir as desigualdades e a opressão existentes em outras regiões do país?

Ficha Técnica

Por trás dos filmes, além dos atores, dos figurinos, das câmeras, da arte, do som e de outros elementos mais facilmente perceptíveis na construção qualquer longa metragem, há também um verdadeiro exército de profissionais dedicados a viabilizar cada detalhe do intrincado quebra-cabeça artístico, operacional, logístico e financeiro da produção audiovisual.

Veja logo abaixo a equipe técnica de Brasília: contradições de uma cidade nova (1967) que o portal História do Cinema Brasileiro pesquisou e agora disponibiliza aqui para você:

Direção: Joaquim Pedro de Andrade
Roteiro: Luiz Saia, Jean-Claude Bernardet e Joaquim Pedro de Andrade
Assistência de direção: Jean-Claude Bernardet
Direção de produção: Joel Barcellos
Direção de fotografia: Affonso Beato
Montagem: Renato Neumann
Letreiros: Rogério Duarte
Companhia Produtora: Filmes do Serro
Financimento/patrocínio: Olivetti do Brasil

Dados adicionais de música
Título da música: Gymnopédie 3
Música de: Satie, Eric

Canção
Título: Viramundo
Autor da canção: Gil, Gilberto e Capinam
Intérprete: Bethânia, Maria

Ano: 1967
País: Brasil
Local de Produção: DF

Prêmios

1967 :: Menção Honrosa ao diretor no 3º Festival de Brasília, Brasília – DF.

Bibliografia

Fontes utilizadas:

Guia de Filmes, 38
CCBB/Brasília
FBR/16

Livros:

BALADI, Mauro. Dicionário de Cinema Brasileiro: filmes de longa-metragem produzidos entre 1909 e 2012. São Paulo: Martins Fortes, 2013.

Internet:

HISTÓRIA DO CINEMA BRASILEIRO. Brasília: contradições de uma cidade nova. Disponível no endereço: http://www.historiadocinemabrasileiro.com.br/brasilia-contradicoes-de-uma-cidade-nova/

Observações:

CCBB/Brasília informa que a Olivetti não divulgou o filme devido a seu tom crítico.

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]

2 comentários sobre “Brasília: contradições de uma cidade nova (1967)

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.