fbpx

Bráulio Mantovani

Biografia

FOTO Braulio MantovaniBráulio Mantovani é um roteirista e assistente de direção brasileiro nascido em São Paulo em julho de 1963. Formado em Língua e Literatura Portuguesa pela PUC de São Paulo e Pós-graduado em Roteiro Cinematográfico pela Universidade Autônoma de Madri, começou a trabalhar profissionalmente com roteiros em 1987, escrevendo, com Maria Bacellar, Carlota/Amorosidade (1987).

No início da década de 90, trabalhou como assistente de câmera e posteriormente assistente de direção do polonês Zbig Rybczynski em Nova Iorque, trabalhando nos telefilmes The Orchestra (TV/1990), Manhattan (TV/1991) e Washington (TV/1991).

De volta ao Brasil, participou de projetos de educação à distância – como Telecurso 2000 e Oficinas Culturais na TV –, roteirizou programas educativos para a TV Cultura, Canal Futura e TV Escola e escreveu peças de teatro.

Escreveu o roteiro do curta Palace II (2001), dirigido por Fernando Meirelles. A parceria se repetiu em Cidade de Deus (2002), um dos maiores sucessos de público e crítica do cinema brasileiro, premiado pela Academia brasileira de Cinema e indicado ao Oscar de Melhor Roteiro Adaptado. É membro da Academy of Motion Pictures (EUA).

Filmografia

2008 :: Linha de Passe
2007 :: O Magnata
2002 :: Cidade de Deus
2001 :: Palace II

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.