fbpx

Breno Mello (1931-2008)

Biografia

Breno Higino de Mello, em arte conhecido como Breno Mello, foi um ator e ex-jogador de futebol brasileiro nascido em Porto Alegre (RS) no dia 07 de setembro de 1931.

Desde cedo apaixonado por futebol, foi revelado no Renner de Porto Alegre, clube pelo qual se torna ídolo nos anos 1950. Depois transferiu-se para o futebol carioca e jogou no Fluminense, onde conheceu Pelé.

Um dia, andando pela rua, depois de um jogo em que o Fluminense havia empatado com o Bangu, recebeu o convite para participar do filme Orfeu do Carnaval, produção francesa filmada no Brasil. Foi o escolhido, entre 300 candidatos. O filme ganharia, depois da estreia, o prêmio de melhor película em Cannes, consagrando Breno Mello. Depois fez O Santo Módico (1964) e Negrinho do Pastoreio (1973).

O cineasta argentino Maurício Beru pretende fazer um documentário intitulado Orfeu do Carnaval, Mito e Ilusão, contando sua vida. Em 2004, a TV francesa produziu o documentário À La Recherche d’Orfeu Negro, com depoimento de Breno e outras personalidades brasileiras.

Foi casado por duas vezes, teve cinco filhos. Nos últimos anos vivia em Florianópolis com sua segunda esposa, Amelina Santos Correa, conhecida como Mana, com quem teve sua filha mais nova, Letícia Mello.

Morreu em 14 de julho de 2008, em Porto Alegre, aos 76 anos de idade, de infarto.

Filmografia

1959 – Orfeu do Carnaval (Orphée Noir) (França)
1963 – Rata de Puerto (Argentina)
1964 – O Santo Módico (Brasil/França)
1965 – Os Vencidos
1973 – Negrinho do Pastoreio
1988 – Prisioneiro do Rio (Prisioner of Rio) (Brasil/Polônia/Suíça)
1994 – Alva Paixão: Cruz e Souza – Final do Século XIX (CM)
2004 – O Papão de 54 (depoimento)
2010 – A Descoberta de Orfeu

Bibliografia

Livros:

SILVA NETO, Antonio Leão da. Astros e estrelas do cinema brasileiro. 2. ed. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2010.

Internet:

HISTÓRIA DO CINEMA BRASILEIRO. Breno Mello. Disponível no endereço: http://www.historiadocinemabrasileiro.com.br/breno-mello/

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.