fbpx

Bruna Lombardi

Bruna Patrizia Maria Teresa Romilda Lombardi, conhecida em arte como Bruna Lombardi, é uma atriz, modelo, escritora, roteirista e produtora brasileira, nascida na cidade de São Paulo (SP) no dia 01 de agosto de 1952.

Filha do fotógrafo italiano Ugo Lombardi, desde criança frequentava os estúdios da Vera Cruz, onde o pai trabalhava. Em 1960, aos oito anos de idade, estreou como atriz no curta-metragem Ofidismo, dirigido por Galileu Garcia.

Em 1967, começou a trabalhar como modelo. Sua estreia na televisão foi em 1977, na telenovela Sem Lenço, Sem Documento, de Mário Prata. Em 1978, Bruna Lombardi foi para a TV Tupi para atuar na telenovela Aritana, na qual interpretou a Doutora Estela, quando conheceu o ator Carlos Alberto Riccelli, com quem se casa em seguida.

Bruna voltou para a Rede Globo para atuar na minissérie Avenida Paulista, de 1982, escrita por Daniel Más e Leilah Assumpção, e, em 1983, interpretou Patrícia em Louco Amor, telenovela escrita por Gilberto Braga.

Em 1985, atuou como Reinaldo Diadorim na minissérie Grande Sertão: Veredas, da Globo, na qual obtém o ponto máximo de sua carreira. Em 1986, protagonizou a minissérie Memórias de um Gigolô, seguindo-se de a telenovela Roda de Fogo, a minissérie O Fim do Mundo (1996) e a novela Andando nas Nuvens (1999). Em 2002, fez a sua última aparição em televisão, na série da Globo O Quinto dos Infernos.

Em 1988, assume um novo desafio: apresentar um programa semanal de entrevistas, o Gente de Expressão, totalmente gravado nos Estados Unidos. No programa, transmitido inicialmente no final da noite dos domingos pela TV Manchete e, depois, pela TV Bandeirantes, participaram grandes celebridades internacionais, tais como Mariah Carey, Dustin Hoffman, Jean-Claude Van Damme, Mel Brooks, entre outros.

Em 2002, retornou ao cinema para participar do filme O Príncipe, de Ugo Giorgetti.

Em 2005, atuou como roteirista e como atriz do filme O Signo da Cidade, dirigido por seu marido e rodado em São Paulo. No mesmo ano, produziu e estrelou Stress, Orgasms, and Salvation, primeiro filme dirigido por Carlos Alberto Riccelli em coprodução entre Brasil e Estados Unidos, mas rodado em São Paulo. Bruna não só atuou, como também produziu e assinou o roteiro.

Nos últimos anos tem alternado residência entre São Paulo e Los Angeles, onde mora com o marido e o único filho do casal, Kim, nascido em 1981.

:: Filmografia como Atriz ::

2016 :: Amor em Sampa
2011 :: Onde está a Felicidade
2010 :: Luz nas Trevas – A Revolta de Luz Vermelha
2007 :: O Signo da Cidade
2006 :: Brasília 18% …. Laura
2005 :: Stress, Orgasms, and Salvation (Brasil/EUA)
2002 :: O Príncipe …. Maria Cristina
1996 :: The Best Revenge (A Melhor Vingança) (EUA)
1983 :: O Cangaceiro Trapalhão …. Fada
1978 :: A Noite dos Duros
1960 :: Ofidismo (CM)

:: Filmografia como Roteirista ::

2016 :: Amor em Sampa
2007 :: O Signo da Cidade

2008 :: O Signo da Cidade, roteiro do filme, Imprensa Oficial de SP
2004 – Meu ódio será tua herança, romance, Guanabara Koogan
1990 – Filmes Proibidos, romance, Companhia das Letras
1987 – Apenas bons amigos, infantil, Editora Globo
1986 – Diário do Grande Sertão, registro poético das filmagens, Editora Record
1984 – O Perigo do Dragão, poesias, Editora Record
1980 – Gaia, poesias, Editora Codecri
1976 – No Ritmo dessa Festa, poesias, Editora Tres

Fontes de Referência

Livros:

LOMBARDI, Bruna. O Signo da Cidade. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2008.
SILVA NETO, Antonio Leão da. Astros e estrelas do cinema brasileiro. 2. ed. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2010.

Internet:

HISTÓRIA DO CINEMA BRASILEIRO. Bruna Lombardi. Disponível no endereço: http://www.historiadocinemabrasileiro.com.br/bruna-lombardi/

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]

Artigos Relacionados

2 comentários sobre “Bruna Lombardi

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.