fbpx

Bruno Gagliasso

Biografia

FOTO Bruno GagliassoBruno Gagliasso Marques, em arte conhecido como Bruno Gagliasso, é um ator, dublador e produtor de cinema e televisão brasileiro nascido na cidade do Rio de Janeiro (RJ) no dia 13 de abril de 1982. É irmão do também ator Thiago Gagliasso.

Começou a carreira ainda criança, aos oito anos de idade, fazendo figuração em novelas da Rede Globo, como em Barriga de Aluguel (1990). Em 1999, participou do episódio Papai é Gay!, do programa Você Decide. No ano seguinte, fez uma pequena participação na temporada de 2000 do seriado adolescente Malhação, cujos protagonistas foram vividos por Ludmila Dayer e Fábio Azevedo. Depois, transferiu-se para o SBT, onde despontou em sua primeira atuação mais expressiva em numa novela, quando participou de Chiquititas.

Em 2001, assinou contrato com a Globo, emissora pela qual permanece contratado até os dias atuais, para integrar o elenco da novela As Filhas da Mãe, como Artur, filho da personagem Rosalva, de Regina Casé. Em 2003, interpretou o jovem Caetano, da minissérie A Casa das Sete Mulheres, personagem que existiu na vida real e era filho de Bento Gonçalves, herói da Revolução Farroupilha, que na produção foi vivido por Werner Schünemann. Seu desempenho chamou a atenção dos diretores do canal e lhe rendeu um papel de destaque na novela Celebridade. Na trama, encarnou o problemático Inácio, garoto que sofre rejeição e maus tratos da própria mãe, vivida por Deborah Evelyn, que o culpa pela morte de seu irmão. Com esse trabalho, firmou-se ainda mais na profissão e consagrou-se como um dos principais nomes da Globo, recebendo muitos elogios da crítica especializada.

Em 2005, assumiu o papel polêmico de um homossexual na novela América. Na obra, Júnior envolvia-se amorosamente com um funcionário da fazenda da própria mãe, interpretado pelo ator Erom Cordeiro.

Posteriormente, encarnou o engraçado e estabanado garoto do interior Ricardo, no remake de Sinhá Moça. Na trama, seu personagem era famoso por envolver-se em confusões amorosas. Após sustentar uma paixão platônica pela misteriosa Ana do Véu, derrete-se de amores pela Baronesa de Araruna, interpretada pela atriz Patrícia Pillar.

Em 2007, ganhou seu primeiro vilão em novelas, o Ivan de Paraíso Tropical. Em contraposição à sua última atuação, em 2008 viveu o romântico Eduardo de Ciranda de Pedra. Num emendo, no ano seguinte, reapareceu no vídeo como o esquizofrênico Tarso de Caminho das Índias.

Em 2010, interpretou o papel do italiano bígamo Berillo Rondelli na novela Passione. Na trama, seu personagem abandonou a mulher Agostina (interpretado pela atriz Leandra Leal) e o próprio filho, na Itália, e veio para o Brasil, com a desculpa de tentar uma vida melhor. Já no Brasil, formou uma nova família com a patricinha Jéssica (interpretado pela atriz Gabriela Duarte, garota rica e mimada, herdeira do Rei do Lixo, Olavo (interpretado pelo ator Francisco Cuoco). Só o que ele não sabe, é que Jéssica na verdade é tia de Agostina, e a própria está no Brasil a sua procura.

Estreou no teatro na peça Os Meninos da Rua e depois participou da montagem de Van Gogh.

No cinema, faz apenas um curta-metragem, As Vozes da Verdade, em 2002.

Já em 2011, na novela das seis Cordel Encantado interpretou o perverso coronel Timóteo, o antagonista central da trama.

Em 2013, protagonizou o filme Mato sem Cachorro ao lado de Leandra Leal e a novela Joia Rara junto com Bianca Bin.

Em 2014, o ator foi disputado para atuar em Búu e Falso Brilhante, porém recusou as duas propostas e optou por fazer o novo seriado de Glória Perez, Dupla Identidade, em que interpretará um serial killer, Edu.

É hexacampeão no quadro Vídeo Game, do programa Vídeo Show. Foi casado com a atriz Camila Rodrigues.

Filmografia

:: Filmografia como Ator ::

2019 :: Loop (Em Finalização)
2019 :: Marighella – O Guerreiro que incendiou o mundo
2016 :: TOC – Transtornos de uma Obsessiva Compulsiva
2014 :: Isolados
2013 :: Mato sem cachorro
2011 :: Des
2010 :: De Pernas pro Ar
2002 :: As Vozes da Verdade (CM)

:: Filmografia como Produtor ::

2014 :: Isolados

:: Filmografia como Dublador ::

2017 :: Paddington 2 …. Paddington
2005 :: Racing Stripes Deu Zebra) (EUA) (dublagem do personagem Listrado)

Bibliografia

Livros:

SILVA NETO, Antonio Leão da. Astros e estrelas do cinema brasileiro. 2. ed. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2010.

Internet:

HISTÓRIA DO CINEMA BRASILEIRO. Bruno Gagliasso. Disponível no endereço: http://www.historiadocinemabrasileiro.com.br/bruno-gagliasso/

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]

Um comentário em “Bruno Gagliasso

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.