fbpx

Bruno Greco

Bruno Greco é um produtor, produtor executivo e curador de mostras e cineclubes brasileiro. É graduado em Cinema e Audiovisual pelo Centro Universitário (UNA) e pela Escola Livre de Cinema. É sócio-fundador da produtora Ponta de Anzol Filmes.

Produtor do curta-metragem Looping (2019), escrito e dirigido por Maick Hannder, que recebeu duas Menções Honrosas no XII Janela Internacional de Cinema do Recife, o prêmio de Melhor Som no 8º Curta Brasília – Festival Internacional de Curta-metragem, e os prêmios de Melhor Direção e Trilha Sonora no GRIOT – III Festival de Cinema Negro Contemporâneo. O filme ainda foi exibido em vários festivais como o 29º Curta Cinema – Festival Internacional de Curtas do Rio de Janeiro, 23ª Mostra de Cinema de Tiradentes e o 21º FESTCURTASBH – Festival Internacional de Curtas de Belo Horizonte.

Foi o produtor executivo do curta-metragem Super Estrela Prateada (2018), dirigido por Leonardo Branco, vencedor do prêmio de Melhor Curta no 21º FBCU – Festival Brasileiro de Cinema Universitário, no 8º Festival Sergipe de Audiovisual – Sercine e na 2ª Mostra Internacional de São Luís.

Foi pesquisador do curta-metragem Conte isso àqueles que dizem que fomos derrotados (2018), dirigido por Aiano Benfica, Camila Bastos, Cristiano Araújo e Pedro Maia de Brito, vencedor do prêmio de melhor curta e melhor som no 51º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, melhor montagem no XI Janela Internacional de Cinema do Recife, além de ter sido exibido no 40º Festival des 3 continents, na França, e em várias mostras e festivais. É produtor do projeto de curta-metragem MÃE DO OURO, escrito e dirigido por Maick Hannder, contemplado na edição 2019 do edital BH nas Telas.

Atualmente produz, ao lado de Jacson Dias, os projetos de longa-metragem TEMPESTADE NINJA, escrito e dirigido por Higor Gomes, PERTO DA MEIA-NOITE, escrito e dirigido por Maick Hannder, e o documentário OUTUBRO, de Vinicius Correia. TEMPESTADE NINJA foi o vencedor do prêmio de Melhor Pitching no Kinoforum Labs – Do Curta ao Longa, durante o 29º Curta Kinoforum – Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo, em 2018.

Em 2019, o projeto recebeu dois prêmios durante o 10th Brasil CineMundi – International Coproduction Meeting, entre eles o prêmio Incubadora Paradiso 2020, e foi contemplado no edital BH nas Telas, na categoria Desenvolvimento de Roteiro de Longa-metragem. PERTO DA MEIA-NOITE recebeu três prêmios durante o 10º BrLab – Laboratório de Projetos Audiovisuais, incluindo o Prêmio Desenvolvimento Vitrine Filmes. OUTUBRO foi contemplado na Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte 2020, e se encontra em fase de pré-produção. É, ainda, o Produtor Executivo do projeto de longa-metragem LEVANTE, escrito e dirigido por David Aynan e em fase de desenvolvimento de roteiro. O projeto foi o vencedor do prêmio Incubadora Diáspora, durante o Laboratório Diáspora Conecta, e foi contemplado no Prêmio Jorge Portugal para desenvolvimento de longa-metragem, por meio do Edital Aldir Blanc (Secretaria de Cultura do Estado da Bahia).

Foi um dos fundadores do cineclube CINEFRONTEIRA, vencedor em 2016 do Prêmio Exibe Minas. Pelo cineclube, foi o produtor e programador de mais de 30 sessões entre 2015 e 2018, realizadas em cinemas, centros culturais, escolas e praças públicas de Belo Horizonte e Região Metropolitana. É co-autor da cartilha pedagógica COMUM – FAÇA VOCÊ MESMO EM CINECLUBISMO, que teve seu lançamento durante o 12º CINEOP – Mostra de Cinema de Ouro Preto, na mesa “Imagem, criação e diferença”, e foi apresentada na Cinemateca Capitólio, em Porto Alegre – RS, à convite do Projeto de Alfabetização Audiovisual. Foi também Produtor e Curador do FITA – FESTIVAL ITINERANTE DO AUDIOVISUAL, em 2017. É o coordenador geral da MOSTRA CURTAMETRALHA – CINEMA E AÇÃO, projeto contemplado no edital BH nas Telas 2020 e que terá sua primeira edição em 2022.

Em 2019, cursou o Workshop Fémis de Produção Criativa, organizado pelo Projeto Paradiso em parceria com a escola La Fémis (França), e ministrado pela produtora Juliette Grandmont. Recebeu a Bolsa Paradiso para participar do MÁLAGA TALENTS 2020, durante o 23º Festival de Málaga. Integra a Rede de Talentos do Projeto Paradiso.

Filmografia

:: Filmografia como Produtor ::

:: PERTO DA MEIA-NOITE
:: TEMPESTADE NINJA
:: OUTUBRO
2019 :: Looping (CM)

:: Filmografia como Produtor Executivo ::

:: LEVANTE (Em Desenvolvimento)
2018 :: Super Estrela Prateada (CM)

:: Filmografia como Pesquisador ::

2018 :: Conte isso àqueles que dizem que fomos derrotados (CM)

Bibliografia

Internet:

HISTÓRIA DO CINEMA BRASILEIRO. Bruno Greco. Disponível no endereço: https://www.historiadocinemabrasileiro.com.br/bruno-greco/
PONTA DE ANZOL FILMES. Disponível no endereço: https://pontadeanzol.com.br/

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]