fbpx

Bussunda (1962-2006)

Biografia

Cláudio Besserman Vianna, em arte conhecido como Bussunda, foi um ator, humorista, dublador, redator e escritor brasileiro nascido no Rio de Janeiro (RJ) no dia 25 de junho de 1962. Foi integrante do grupo Casseta & Planeta.

Filho da psicanalista Helena Vianna e do médico Luís Guilherme. De família judaica, costumava frequentar na adolescência uma colônia de férias para garotos judeus. Ainda jovem, conhece no bairro de Ipanema Beto Silva, Hélio de La Peña e Marcelo Madureira. Das piadas despretensiosas criaram, em 1978, o jornalzinho Casseta Popular, que circulava na Universidade Federal Fluminense (URFJ), onde faz três anos de faculdade de comunicação, mas não chega a concluir o curso. Atua como cronista esportivo nos jornais O Dia e Lance e para a revista Placar.

Não tendo sucesso na escola e na faculdade, Bussunda encontrou no humor e na alegria o que ele realmente queria fazer da vida, vivia dizendo que o humor o havia salvado. Junto com seus companheiros do grupo Casseta & Planeta, construiu uma carreira na Rede Globo. Além do bom humor, uma de suas fortes características era zombar do próprio fato de ser glutão, o que o levava a imitar personagens com semelhante qualidade.

Em 1988, o grupo é chamado pela TV Globo para escrever textos para o humorístico TV Pirata. Uniram-se então a Reinaldo Figueiredo e Hubert Aranha, do jornal O Planeta Diário. Alguns anos depois estreariam na TV o programa Casseta & Planeta, Urgente!, sucesso até hoje na TV Globo, visto semanalmente por 40 milhões de espectadores. Lançaram nove livros, entre eles Manual do Sexo Manual e As Piadinhas do Cassetinha. Produziram os discos Preto com um Buraco no Meio, Pra Comer Alguém e The Bost of Casseta & Planeta.

Com os mesmos companheiros de televisão escreveu onze livros, lançou três discos, encenou uma peça de teatro e protagonizou um filme em 2003, A Taça do Mundo é Nossa (com um segundo, Seus Problemas Acabaram, lançado em 2006 postumamente). Ainda no cinema, fez uma participação especial no filme Como ser solteiro e dublou o personagem principal da animação Shrek.

Estreou no cinema em 1999 com uma participação no filme Zoando na TV, ao lado de Angélica. Em 2003, chegam às telas o primeiro filme do Casseta, Casseta & Planeta: A Taça do Mundo é Nossa, visto por mais de 800 mil pessoas. Em 2005, Bussunda fez a voz do personagem Shrek. Em 2006, estreia a segunda produção do grupo, Seus Problemas Acabaram, que ele não viu pronto, apenas o copião.

Faleceu na Alemanha, na cidade de Vaterstetten, no dia 17 de junho de 2006, em decorrência de um ataque cardíaco fulminante, enquanto realizava a cobertura da Copa do Mundo de 2006 para o Casseta & Planeta. A morte aconteceu no hotel em que estava hospedado, o Erb Best Western, no bairro de Parsdorf, a 16 km do centro de Munique. No dia anterior, após uma partida de futebol, com amigos do Casseta & Planeta e alguns hóspedes do hotel, sentiu-se mal, mas dispensou assistência médica. Na manhã seguinte, após acordar, foi tomar o café da manhã no hotel onde estava hospedado e começou a passar mal; um grupo de paramédicos que também estavam hospedados no hotel foram chamados, tentaram reanimá-lo por mais de uma hora, mas foi um esforço em vão. Bussunda já havia morrido, às 8h30, hora local (3h30 no horário de Brasília).

Infelizmente, Bussunda faleceu 8 dias antes de seu aniversário de 44 anos. Seu corpo foi sepultado no domingo, um dia depois de sua morte, no cemitério São João Batista na capital fluminense. Enterrado como um “cristão”, este fato gerou e ainda gera muitas controvérsias entre a comunidade judaica e a família do humorista, pois ele sempre reiterava que era judeu e influenciado pela religião e cultura judaica, tendo sido membro da Hashomer, da linha sionista-socialista.

Foi casado de 1989 a 2006 com a jornalista Angélica Nascimento (1963), com quem teve uma filha, Júlia, nascida em 1994.

Em maio de 2010, o jornalista Guilherme Fiúza lançou o livro Bussunda – A vida do Casseta, uma biografia sobre Bussunda e um pouco da história dos cassetas.

Filmografia

:: Filmografia como Ator ::

2006 :: Seus Problemas Acabaram
2003 :: Casseta & Planeta: A Taça do Mundo é Nossa
1999 :: Zoando na TV
1998 :: Como Ser Solteiro (como ele mesmo)

:: Filmografia como Dublador ::

2001 :: Shrek …. Shrek

Bibliografia

Fontes de Referência

Livros:

FIÚZA, Guilherme. Bussunda: a vida do Casseta. Rio de Janeiro: Objetiva, 2010.
SILVA NETO, Antonio Leão da. Astros e estrelas do cinema brasileiro. 2. ed. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2010.

Internet:

HISTÓRIA DO CINEMA BRASILEIRO. Bussunda. Disponível no endereço: http://www.historiadocinemabrasileiro.com.br/bussunda/

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.