fbpx

Cadu Barcellos (1986-2020)

Cadu Barcellos foi um cineasta, bailarino e produtor cultural brasileiro nascido em 1986. Fez curso de audiovisual na Escola de Cinema Darcy Ribeiro. Morador do Complexo da Maré, zona norte do Rio, promovia, desde os 17 anos, cursos de internet e edição em diversas ONGs do Rio. Era integrante do grupo Observatório de Favelas, do Complexo da Maré, onde também morava.

Como diretor, realizou um curta Feira da Teixeira e o programa Crônicas das Cidades, para o Canal Futura que foi exibido em maio de 2007.

Sua maior realização foi ter dirigido o episódio Deixa Voar, que integra o filme 5x Favela – Agora por nós mesmos (2010).

Em 2012, também integrou a equipe que escreveu e dirigiu o filme 5x Pacificação. Ainda participou da equipe de pesquisa do documentário Favela Gay (2014).

Na televisão, foi assistente de direção de Greg News, programa humorístico comandado por Gregorio Duvivier. Na internet, foi assistente de direção do canal Porta dos Fundos.

Na dança, foi integrante do Corpo de Dança da Maré, no qual atuava e dançava. Coordenou o projeto Jpeg, na ONG Promundo, no qual liderava um grupo de jovens que promovia ações ligadas à saúde e à equidade de gênero. Cadu também foi diretor artístico do grupo No Lance.

Cadu Barcellos faleceu prematuramente, aos 34 anos, vítima de facadas na madrugada do dia 10 de novembro de 2020 no Rio de Janeiro (RJ). Segundo reportagens, o cineasta havia saído da Pedra do Sal, no Santo Cristo, de carona em um carro de aplicativo com uma amiga, que seguia para a Zona Sul, e desembarcou alguns quilômetros depois, no Centro da cidade. Perto de uma saída do metrô, na esquina da Avenida Presidente Vargas com a rua Uruguaiana, ele foi atacado, rendido e esfaqueado. O cineasta chegou a ser visto gritando por socorro, mas caiu alguns metros à frente e morreu no local.

Com sua morte, Cadu Barcellos deixa esposa e filho, de 2 anos.

:: Filmografia como Diretor ::

2012 :: 5x Pacificação
2010 :: 5x Favela – Agora por nós mesmos (Episódio Deixa Voar)
2007 :: Feira da Teixeira (CM) (TV)

Internet:

G1. Cineasta Cadu Barcellos é morto no Centro do Rio; amigo fala em assalto. https://g1.globo.com/rj/rio-de-janeiro/noticia/2020/11/11/cineasta-e-assassinado-no-centro-do-rio.ghtml
HISTÓRIA DO CINEMA BRASILEIRO. Cadu Barcellos. https://www.historiadocinemabrasileiro.com.br/cadu-barcellos/

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]

Um comentário em “Cadu Barcellos (1986-2020)

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.