fbpx

Caio Fernando Abreu (1948-1996)

FOTO Caio Fernando AbreuCaio Fernando Loureiro Abreu, conhecido como Caio Fernando Abreu, foi um jornalista, dramaturgo e escritor brasileiro, considerado um dos expoentes de sua geração, nascido na cidade de Santiago, no Rio Grande do Sul, no dia 12 de setembro de 1948.

Iniciou os cursos de Letra e Artes Cênicas na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, mas abandonou ambos para trabalhar como jornalista em revistas, entre elas, Nova, Manchete, Veja e Pop. Também colaborou com jornais Correio do Povo, Zero Hora, Folha de São Paulo e O Estado de São Paulo.

Em 1968, perseguido pelo Departamento de Ordem Política e Social (DOPS), refugiou-se em São Paulo, na casa a escritora Hilda Hilst. Exilou-se voluntariamente na Espanha, Suécia, Países Baixos, Inglaterra e França, retornando a Porto Alegre em 1974.

Caio Fernando Abreu residiu também no Rio de Janeiro. Retornou à França, mas após descobri-se portador do HIV, retornou a casa dos seus pais em Porto Alegre até a sua morte, no dia 25 de fevereiro de 1996.

Filmografia

:: Morangos Mofados

Publicações

ABREU, Caio Fernando. Onde andará Dulce Veiga?. : Abreu, .
ABREU, Caio Fernando. Pequenas epifanias. : , .
ABREU, Caio Fernando. Morangos mofados. : , .

Bibliografia

Internet:

HISTÓRIA DO CINEMA BRASILEIRO. Caio Fernando Abreu. Disponível no endereço: https://www.historiadocinemabrasileiro.com.br/caio-fernando-abreu/

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]

2 comentários sobre “Caio Fernando Abreu (1948-1996)

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.