fbpx

Caíque Ferreira (1954-1994)

Biografia

FOTO Caique Ferreira 01Carlos Henrique Ferreira da Costa, conhecido artisticamente como Caíque Ferreira, foi um ator brasileiro nascido no Rio de Janeiro no dia 05 de setembro de 1954. Faleceu no Rio de Janeiro no dia 12 de janeiro de 1994.

Caíque iniciou a carreira em 1970, na peça teatral A Exceção e a Regra, montada em sistema de cooperativa. Em seus 16 anos de carreira como ator, cantor e bailarino, trabalhou em várias telenovelas e peças de teatro, chegando em 1991 a ser premiado em Düsseldorf, na Alemanha, com o musical Lights to Light.

No cinema, ficou conhecido pelo retirante Zé Branco, em Aventuras de um Paraíba (1983), dirigido por Marcos Altberg. Em 1984, fez Flor do Desejo. No teatro, atuou também em Isadora e Oswald, Grande e Pequeno, Apenas Bons Amigos e Poleiro dos Anjos. Seu trabalho de maior repercussão de crítica foi Giovanni, em 1987, adaptação para o palco do romance de James Baldwin, onde ele interpretava um homossexual, ao lado de Hugo Della Santa.

Na televisão os momentos mais marcantes foram nas novelas Brilhante e Corpo a Corpo, do autor Gilberto Braga; e Amor com Amor se Paga, de Ivani Ribeiro.

Caíque era irmão do diretor de fotografia Flávio Ferreira, que atua na parte técnica das produções televisivas, e do contrabaixista e compositor Dodo Ferreira. Morreu aos 39 anos, vítima de complicações da AIDS. Apenas 6 dias antes, a atriz Cláudia Magno havia morrido de complicações da mesma doença.

Pouco antes de sua morte, o ator deixou os originais de um romance intitulado Vinho da Noite, baseado em sua própria experiência, contando a história de um homem de meia-idade que entra em crise existencial quando descobre ter uma doença terminal e que está condenado a morrer.

Filmografia

1983 :: Flor do Desejo …. Gato
1983 :: Aventuras de um Paraíba (de Marco Altberg) …. Zé Branco

Bibliografia

Livros:

FERREIRA, Caique. Vinho da Noite. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 1994.

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.