fbpx

Califórnia (2015)

Trailer

Sinopse

POSTER CaliforniaO ano é 1984. Estela vive a conturbada passagem pela adolescência. O sexo, os amores, as amizades; tudo parece muito complicado. Seu tio Carlos é seu maior herói, e a viagem à Califórnia para visitá-lo, seu grande sonho. Mas tudo desaba quando ele volta magro, fraco e doente. Entre crises e descobertas, Estela irá encarar uma realidade que mudará definitivamente sua forma de ver o mundo.

Passado nos anos 1980, o longa acompanha as descobertas de Estela (Clara Gallo), uma adolescente às voltas com o amor, o sexo e os acordes sombrios do The Cure. Enquanto vê despertar sua primeira paixão, por um surfista da escola (Giovanni Gallo), ela sonha com uma viagem para a Califórnia (EUA) para encontrar o tio ídolo (Caio Blat). Porém, tudo muda quando o tio de Estela desembarca no Brasil magro e doente e outro pretendente surge no cenário.

O projeto do filme nasceu de um argumento de Marina Person escrito com três amigas da época de escola – não por acaso, a protagonista do filme tem duas fiéis escudeiras – e, mais tarde, desenvolvido com os roteiristas Mariana Veríssimo e Francisco Guarnieri. Trata-se de um filme de uma turma, de uma geração, tem várias coisas da minha vida mas também características de outras pessoas incorporadas àqueles personagens, disse a diretora em entrevista à época da produção.

O resultado é uma obra com apelos diferentes. Por um lado, o filme se apresenta como uma espécie de versão feminina de As melhores coisas do mundo (2010), de Laís Bodanzky, focado no espectador jovem. Por outro, ele pretende se comunicar com a nostalgia do público mais velho, que vai embarcar na trilha e nas referências de época, como a fita cassete.

Grande parte da história se passa na escola onde Estela estuda, que teve como locação o Colégio Santa Cruz, em São Paulo. A produção teve que trabalhar com um cronograma apertado, filmando no Carnaval para não atrapalhar as aulas. Escolhido através de testes, o elenco jovem é todo de estreantes, com exceção de Caio Horowicz, da série Família Imperial. Virginia Cavendish e Paulo Miklos fazem os pais da garota.

Elenco

Clara Gallo …. Estela
Caio Horowicz
Caio Blat …. Tio
Paulo Miklos
Virginia Cavendish
Giovanni Gallo

Ficha Técnica

Por trás dos filmes, além dos atores, dos figurinos, das câmeras, da arte, do som e de outros elementos mais facilmente perceptíveis na construção qualquer longa metragem, há também um verdadeiro exército de profissionais dedicados a viabilizar cada detalhe do intrincado quebra-cabeça artístico, operacional, logístico e financeiro da produção audiovisual.

Veja logo abaixo a equipe técnica de Califórnia (2015) que o portal História do Cinema Brasileiro pesquisou e agora disponibiliza aqui para você:

Direção: Marina Person
Roteiro: Marina Person, Mariana Veríssimo e Francisco Guarnieri
Produção: Gustavo Rosa de Moura, Giulia Setembrino, Carmem Maia, Marina Person e Regina Jehá
Fotografia: Flora Dias
Montagem: Bernardo Barcellos
Empresa Produtora: Mira Filmes | Lauper Films
Empresa Distribuidora: Vitrine Filmes

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]

Artigos Relacionados

Um comentário em “Califórnia (2015)

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.