fbpx

Cândido Portinari, um pintor de Brodósqui (1968)

Filme

Sinopse

FOTO Candido Portinari um pintor de BrodosquiA extensa obra do pintor Cândido Portinari, autor de mais de cinco mil quadros, é examinada pelo prisma de sua temática e inspirações. Examina-se a relação de sua pintura com sua origem, filho de imigrantes italianos nascido em Brodowsky, no interior paulista, que foi talento precoce aos 9 anos de idade. Além de apresentar algumas de suas telas, reconstituem-se cenas de sua terra natal que marcaram seu imaginário – como o futebol de meninos, o enterro infantil com caixãozinho azul e os camponeses e trabalhadores em seus afazeres.

Portinari, um pintor de Brodósqui é o primeiro filme de João Batista de Andrade produzido em 35mm.

Elenco

Cândido Portinari
José de Abreu …. Locução
Cláudio Mamberti …. Locução

Ficha Técnica

Por trás dos filmes, além dos atores, dos figurinos, das câmeras, da arte, do som e de outros elementos mais facilmente perceptíveis na construção qualquer longa metragem, há também um verdadeiro exército de profissionais dedicados a viabilizar cada detalhe do intrincado quebra-cabeça artístico, operacional, logístico e financeiro da produção audiovisual.

Veja logo abaixo a equipe técnica de Cândido Portinari, um pintor de Brodósqui que o portal História do Cinema Brasileiro pesquisou e agora disponibiliza aqui para você:

Direção: João Batista de Andrade
Roteiro: João Batista de Andrade
Direção de Fotografia: Gyula Kolozsvary
Produção: Jorge Teixeira e George Jonas
Montagem: João Batista de Andrade
Empresa Produtora: INC – Insituto Nacional de Cinema

Bibliografia

Fontes de Referência

Internet:

CINEMATECA BRASILEIRA. http://www.cinemateca.org.br/ – Cinemateca Brasileira – Brasil

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]

Um comentário em “Cândido Portinari, um pintor de Brodósqui (1968)

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.