fbpx

Canta Maria (2006)

Nos anos 30 do século XX, o Nordeste brasileiro está em guerra.

Os cangaceiros matam e roubam buscando justiça, sendo Lampião (José Wilker) o mais temido deles. Perseguido pelo exército, um dia Lampião recebe abrigo dos pais de Maria (Vanessa Giácomo), em uma fazenda próxima a um vilarejo.

Os soldados descobrem o esconderijo e o atacam, matando os pais de Maria. Lampião, porém, consegue fugir. Encontrada por Coriolano (Edward Boggiss), Maria é levada para a casa de seu tio (Tião D’Ávila), que é também o prefeito do vilarejo.

Lá ela é tratada por Coriolano e Filipe (Marco Ricca), dois homens que até então tiveram pouco contato com as mulheres.

O filme é baseado no romance Os Desvalidos, de Francisco J. C. Dantas.

Durante a maior parte de sua produção o título do filme seria “Os Desvalidos”, o mesmo do livro o qual sua história é baseada. Canta Maria, o título definitivo, é uma referência à letra de uma canção composta por Daniela Mercury e Gabriel Povoas para o filme.

Esta é a 2ª vez que o diretor Francisco Ramalho Jr. e o ator José Wilker trabalham juntos. A anterior foi em Besame Mucho (1987).

O produtor executivo Marcelo Torres percorreu mais de 7 mil kms em vários estados do Nordeste, para selecionar os locais onde ocorreriam as filmagens de Canta Maria.

O principal local das filmagens foi Cabaceiras, um pequeno município com pouco mais de 4 mil habitantes, que fica localizado no interior da Paraíba.

Para caracterizar Cabaceiras como sendo a fictícia Vale de Rio das Paridas foram cobertas com terra todas as ruas asfaltadas da cidade, além de serem retirados os postes de iluminação, as antenas e os fios de TV. Além disto todas as casas foram pintadas, seguindo a criação artística definida para o filme. Ao término das filmagens as casas foram novamente pintadas, a terra foi retirada e postes, antenas e fios foram recolocados.

Elenco

José Wilker
Vanessa Giácomo
Marco Ricca
Edward Boggiss
Tião D’Ávila
Neusa Maria Faro

Ficha Técnica

Por trás dos filmes, além dos atores, dos figurinos, das câmeras, da arte, do som e de outros elementos mais facilmente perceptíveis na construção qualquer longa metragem, há também um verdadeiro exército de profissionais dedicados a viabilizar cada detalhe do intrincado quebra-cabeça artístico, operacional, logístico e financeiro da produção audiovisual.

Veja logo abaixo a equipe técnica de Canta Maria (2006) que o portal História do Cinema Brasileiro pesquisou e agora disponibiliza aqui para você:

Direção: Francisco Ramalho Jr.
Produtor Executivo: Marcelo Torres

Bibliografia

Livros:

Internet:

HISTÓRIA DO CINEMA BRASILEIRO. Canta Maria. Disponível no endereço: http://www.historiadocinemabrasileiro.com.br/canta-maria/

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]

Um comentário em “Canta Maria (2006)

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.