fbpx

Cao Hamburger

Biografia

O Ano em que Meus Pais Saíram de Férias é a segunda experiência de Cao Hamburger na direção de longas-metragens. Seu primeiro filme foi Castelo Rá-Tim-Bum – O Filme (1999), que ganhou críticas calorosas e grande aprovação do público, tanto infantil quanto adulto. Na TV, o diretor foi responsável por sucessos como a premiadíssima série infantil Castelo Rá-Tim-Bum (1995), para a TV Cultura, que recebeu prêmios em todo o mundo e pela direção de um episódios na elogiada série Cidade dos Homens (2004), para a TV Globo.

Mais recentemente foi responsável pela criação e direção geral da série Filhos do Carnaval (2006), com produção da O2 Filmes e da HBO. Esta série de seis episódios conta a história de Anésio Gebara (Jece Valadão), dono de uma Escola de Samba e banqueiro do “Jogo do Bicho”, e de seus quatro filhos. Filhos do Carnaval conta o caminho dos filhos, até que cada um encontre seu lugar no mundo. Saga que só termina nos últimos segundos do Desfile de Carnaval do Rio de Janeiro. Considerado pela crítica especializada como o melhor trabalho de televisão do ano, a série é fruto de um impecável trabalho de Cao Hamburger e equipe, com produção caprichada, e orçamento geral de R$ 6,5 milhões.

Antes dos longas, Cao Hamburger dirigiu os curtas O Menino, a favela e as tampas de panela (1995), o documentário Tietê (1993), as animações Caçada no Pantanal (1990), A garota das telas (1988) e Frankstein Punk (co-direção Eliana Fonseca, de 1989) com os quais ganhou prêmios no Brasil e no exterior.

Filmografia

:: Filmografia como Diretor ::

2011 :: Xingu – O Filme
2006 :: O Ano em que Meus Pais Saíram de Férias
1999 :: Castelo Rá-Tim-Bum – O Filme
1995 :: O Menino, a favela e as tampas de panela
1993 :: Tietê
1990 :: Caçada no Pantanal
1989 :: Frankstein Punk
1988 :: A garota das telas

Bibliografia

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]

2 comentários sobre “Cao Hamburger

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.