fbpx

Caramuru – A invenção do Brasil (2001)

Sinopse

Em Portugal, o jovem sonhador Diogo Álvares (Selton Mello), envolve-se em uma confusão com os mapas que seriam usados nas viagens de Pedro Álvares Cabral. Diogo acaba contratado por Dom Jayme (Pedro Paulo Rangel), o cartógrafo do rei, para ilustrar o precioso documento, mas acaba joguete da sedutora Isabelle (Débora Bloch), francesa que freqüenta a corte em busca de ouro, poder e boas relações. A sedutora cortesã rouba o mapa de Diogo, que é então punido com a deportação na caravela comandada por Vasco de Athayde (Luís Melo). Como muitas caravelas que se arriscavam, a de Vasco de Athayde naufraga. Diogo consegue chegar às costas brasileiras e o que se anunciava como infortúnio acaba sendo um estímulo para a história de amor entre o estrangeiro e a bela índia Paraguaçu (Camila Pitanga), que ele conhece ao chegar ao paraíso tropical. Muito depois, esta história seria conhecida como a lenda de um degredado português que foi também o primeiro rei do Brasil com o nome de Caramuru.

Elenco

Selton Mello
Pedro Paulo Rangel
Débora Bloch
Luís Melo
Camila Pitanga

Ficha Técnica

Por trás dos filmes, além dos atores, dos figurinos, das câmeras, da arte, do som e de outros elementos mais facilmente perceptíveis na construção qualquer longa metragem, há também um verdadeiro exército de profissionais dedicados a viabilizar cada detalhe do intrincado quebra-cabeça artístico, operacional, logístico e financeiro da produção audiovisual.

Veja logo abaixo a equipe técnica de Caramuru – A invenção do Brasil (2001) que o portal História do Cinema Brasileiro pesquisou e agora disponibiliza aqui para você:

Diretor: Guel Arraes
Roteiro: Guel Arraes, Jorge Furtado
Produção Executiva: Eduardo Figueira
Produtor Associado: Daniel Filho
Direção de Produção: Anna Barroso
Diretor de Fotografia: Félix Monti
Direção de Arte: Lia Renha
Figurino: Cao Albuquerque
Cenografia: Fábio Rangel
Maquiagem: Marlene Moura
Direção Musical: Lenine
Montagem: Paulo H. Farias
Efeitos Especiais: Gerald Köhler

Bibliografia

Livros:

Internet:

HISTÓRIA DO CINEMA BRASILEIRO. Caramuru – A invenção do Brasil. Disponível no endereço: http://www.historiadocinemabrasileiro.com.br/

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]

2 comentários sobre “Caramuru – A invenção do Brasil (2001)

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.