Caramuru – A invenção do Brasil (2001)
Em Portugal, o jovem sonhador Diogo Álvares (Selton Mello), envolve-se em uma confusão com os mapas que seriam usados nas viagens de Pedro Álvares Cabral. Diogo acaba contratado por Dom Jayme (Pedro Paulo Rangel), o cartógrafo do rei, para ilustrar o precioso documento, mas acaba joguete da sedutora Isabelle (Débora Bloch), francesa que freqüenta a corte em busca de ouro, poder e boas relações. A sedutora cortesã rouba o mapa de Diogo, que é então punido com a deportação na caravela comandada por Vasco de Athayde (Luís Melo). Como muitas caravelas que se arriscavam, a de Vasco de Athayde naufraga. Diogo consegue chegar às costas brasileiras e o que se anunciava como infortúnio acaba sendo um estímulo para a história de amor entre o estrangeiro e a bela índia Paraguaçu (Camila Pitanga), que ele conhece ao chegar ao paraíso tropical. Muito depois, esta história seria conhecida como a lenda de um degredado português que foi também o primeiro rei do Brasil com o nome de Caramuru.
Selton Mello
Pedro Paulo Rangel
Débora Bloch
Luís Melo
Camila Pitanga
Por trás dos filmes, além dos atores, dos figurinos, das câmeras, da arte, do som e de outros elementos mais facilmente perceptíveis na construção qualquer longa metragem, há também um verdadeiro exército de profissionais dedicados a viabilizar cada detalhe do intrincado quebra-cabeça artístico, operacional, logístico e financeiro da produção audiovisual.
Veja logo abaixo a equipe técnica de Caramuru – A invenção do Brasil (2001) que o portal História do Cinema Brasileiro pesquisou e agora disponibiliza aqui para você:
Diretor: Guel Arraes
Roteiro: Guel Arraes, Jorge Furtado
Produção Executiva: Eduardo Figueira
Produtor Associado: Daniel Filho
Direção de Produção: Anna Barroso
Diretor de Fotografia: Félix Monti
Direção de Arte: Lia Renha
Figurino: Cao Albuquerque
Cenografia: Fábio Rangel
Maquiagem: Marlene Moura
Direção Musical: Lenine
Montagem: Paulo H. Farias
Efeitos Especiais: Gerald Köhler
Livros:
Internet:
HISTÓRIA DO CINEMA BRASILEIRO. Caramuru – A invenção do Brasil. Disponível no endereço: http://www.historiadocinemabrasileiro.com.br/
2 comentários sobre “Caramuru – A invenção do Brasil (2001)”