fbpx

Carlo Briani

Carlo Briani é um ator ítalo-brasileiro nascido em Strá, Veneza, em 1955.

De uma família italiana de produtores de vinho, mudou-se para Brasil com os pais em 1966. Tornou-se ator e, desde então, já atuou em 20 novelas dos principais canais brasileiros, inúmeras peças de teatro e em diversos filmes para cinema, incluindo grandes sucessos de público e crítica, como Oriundi (2000) e Estômago (2007).

Carlo Briani é o ator que representa a marca Bauducco há mais de 15 anos em seus comerciais de TV, mas sua carreira vai muito além: Briani também atuou por quase 10 anos na Itália como Diretor da TELEMONTECARLO/Globo News e como Produtor Executivo da Buena Vista / Disney.

Na publicidade, dirigiu para a GloboTec os premiados comerciais para o Ourocard do Banco do Brasil, com Regina Casé e Luís Fernando Guimarães.

Na televisão, dirigiu a novela Mãos à Obra para o programa Pequenas Empresas, Grandes Negócios. Entre os anos de 1988-1996, ocupou o cargo de Diretor Artístico na Telemontecarlo, representando a televisão do principado de Mônaco nas reuniões da UER-EBU. Produziu e dirigiu vários programas como “Appunti Disordinati di Viaggio”, “Cocktail di Scampoli”, “Ho Fatto 13”, “Corto Circuito”, “Amici Mostri”, “Clip-Clip”, “Galileo”, “Montreux Jazz Festival”, “Danny Kaye International Unicef” e muitos outros, alguns dos quais receberam prêmios de diversas entidades europeias. Em 1996-1997, foi Diretor de Produção dos programas Disney (Buena Vista) para a RAI.

Dirigiu a Companhia Teatral Astolfo Brancaleone, de Roma, recebendo durante três anos seguidos o prêmio de melhor espetáculo do Festival Tutti in Scena.

Em 2006, lhe foi conferida a Medalha do Mérito Histórico e Cultural, pela Academia Brasileira de Arte, Cultura e História, entidade voltada à divulgação dos valores morais e intelectuais no progresso do Brasil e que procura manter vivo o sentimento cívico da sua nacionalidade.

Seus mais de 30 anos de carreira, interpretou vários personagens italianos, afetuosamente reconhecidos pela comunidade italiana no Brasil. Sua vasta experiência, também por trás das câmeras e palcos e na execução dos mais diversos projetos culturais e de entretenimento, fazem de Carlo Briani um dos principais ícones da herança italiana no Brasil.

Filmografia

2017 :: Histórias e Estórias
2007 :: Estômago
2000 :: Oriundi

Bibliografia

Livros:

Internet:

BRIANI – SITE OFICIAL. Disponível no endereço: http://www.briani.art.br/
HISTÓRIA DO CINEMA BRASILEIRO. Carlo Briani. Disponível no endereço: http://www.historiadocinemabrasileiro.com.br/carlo-briani/

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.