fbpx

Carlos Alberto Ratton (1943-2019)

Carlos Alberto Ratton foi um escritor, dramaturgo e roteirista brasileiro nascido em Divinópolis (MG) no dia 30 de janeiro de 1943.

Irmão do cineasta Helvécio Ratton, Carlos Alberto assinou o roteiro do filme Dois Homens Para Matar, do diretor Paulo Leite Soares em 1984. Três anos depois, ele escreveu e foi premiado como melhor roteirista no Festival de Havana com o filme Tigipió: Uma Questão de Honra.

Como dramaturgo, escreveu para o teatro e foi premiado pelo espetáculo Dorotéia Vai à Guerra, no final dos anos 1970.

Na televisão, escreveu vários episódios do Você Decide, na TV Globo, e foi autor de novelas como Mandacaru (1997), um dos maiores sucessos da já extinta TV Manchete; e Brava Gente (SBT); além de ter contribuído para produções da teledramaturgia portuguesa.

Carlos Alberto Ratton faleceu aos 76 anos de idade, no dia 02 de julho de 2019, em Belo Horizonte (MG), vitimado por um câncer no pulmão do qual havia descoberto tardiamente sua existência.

1998 :: Amor & Cia.
1987 :: Tigipió: Uma Questão de Honra
1984 :: Dois Homens Para Matar

Internet:

HISTÓRIA DO CINEMA BRASILEIRO. Carlos Alberto Ratton. Disponível no endereço: https://www.historiadocinemabrasileiro.com.br/carlos-alberto-ratton/
PRÓ-TV. Morre o dramaturgo Carlos Alberto Ratton. Disponível no endereço: http://www.museudatv.com.br/111527-2/

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.