fbpx

Carlos Bucka (1937-)

Biografia

Carlos André Oncken, em arte conhecido como Carlos Bucka, foi um ator brasileiro nascido no Rio de Janeiro (RJ) no dia 08 de outubro de 1937.

Começou sua carreira no teatro, em 1956, principalmente em peças infantis como Pluft, o Fantasminha e Pinóchio. Em 1960, foi para o teatro de revista e brilhou nas peças A Mais Bem Despida e Tocando na Bandinha, entre outras, recebendo em 1963 o Troféu Paulista de Revista e Rádio.

Em 1964, na televisão, participa da TV de Vanguarda, depois novelas como Redenção (1966) e – na linha de humorísticos da TV Excelsior – em programas como Moacyr Franco Show, Show Riso e Adoráveis Trapalhões.

Estreou no cinema em 1960, numa pequena ponta no filme As Aventuras de Pedro Malazartes contracenando com Mazzaropi. Atuou em muitos outros como Deu a Louca no Cangaço (1969) e O Baiano Fantasma (1984), seu último filme.

É falecido.

Filmografia

1960 – As Aventuras de Pedro Malazartes
1969 – Deu a Louca no Cangaço
1970 – Dois Mil Anos de Confusão; A Ilha dos Paqueras
1972 – Corrida em Busca do Amor; Os Desempregados (Irmãos Sem Coragem); O Jeca e o Bode; Maridos em Férias (O Mês das Cigarras); Pastelão 72 (inacabado)
1973 – Trindad… é meu Nome; O Detetive Bolacha contra o Gênio do Crime; A Noite do Desejo (Data Marcada para o Sexo); Sob o Domínio do Sexo
1974 – Sedução (Qualquer Coisa a Respeito do Amor)
1975 – O Rei da Noite; O Sexo Mora ao Lado
1976 – A Noite das Fêmeas (Ensaio Geral); Zé Sexy… Louco, Muito Louco por Mulher; Já não se Faz Amor como Antigamente (episódio: Oh! Dúvida Cruel)
1977 – Paixão e Sombras; Elas São do Baralho; O Mulherengo; Nem as Enfermeiras Escapam
1978 – Belas e Corrompidas; A Santa Donzela
1979 – O Menino Arco-Íris (A Infância de Jesus Cristo)
1980 – O Inseto do Amor
1981 – Sadismo: Aberrações Sexuais; O Sexo e as Pipas; A Casa de Irene
1984 – O Baiano Fantasma

Bibliografia

Livros:

SILVA NETO, Antonio Leão da. Astros e estrelas do cinema brasileiro. 2. ed. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2010.

Internet:

HISTÓRIA DO CINEMA BRASILEIRO. . Disponível no endereço: http://www.historiadocinemabrasileiro.com.br/

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.