fbpx

Carlos Comelli

Biografia

Carlos Comelli é um cineasta, diretor de fotografia e ator nascido em Bolonha, na Itália. Iniciou sua carreira como ator na Itália, atuando ao lado de Francesca Bertini e Italia Manzini. Muda-se para o Brasil em 1916 e participa de alguns filmes como ator.

Estreia na direção em 1919, no filme A Culpa do Pai e a partir daí dirige e fotografa vários filmes, quase sempre com temas ligados às tradições gaúchas.

Não se tem informações de datas sobre seu nascimento e falecimento.

Filmografia

Filmografia: 1919-A Culpa do Pai (CM) (dir., fot.); Fazenda Ribeiro Guimarães (CM) (dir., fot.); 1923-Carnaval Cantado (Viva o Carnaval) (dir., fot.); No Pampa Sangrento (No Pampa Ensanguentado) (CM) (dir., fot.); 1924-O Desembarque das Tropas Baianas (CM) (dir., fot.); 1925-Centenário da Colonização Alemã (dir., fot.); Grêmio F.B.Porto-Alegrense e S.C.Pelotas (CM) (dir., fot.) (codir. e cofot. Ítalo Mangeroni); 1927-Um Drama nos Pampas (dir., fot.).

Bibliografia

Livros:

SILVA NETO, Antônio Leão da. Dicionário de Fotógrafos do Cinema Brasileiro. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2011.

Internet:

HISTÓRIA DO CINEMA BRASILEIRO. http://www.historiadocinemabrasileiro.com.br/carlos-comelli/

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.