fbpx

Carlos Guimarães de Matos Jr.

Biografia

Carlos Guimarães de Matos Jr. é um produtor brasileiro que possui uma vasta experiência na produção cultural no Brasil e no exterior.

Economista formado pela PUC-Rio no ano de 1971, trabalhou no setor cinematográfico por mais de 40 anos tanto no Rio de Janeiro como em São Paulo e em Belo Horizonte. Teve grande atuação como gestor de órgãos importantes do cinema nacional.

Fundador e Presidente do Festival de Cinema de Gramado, Carlos Guimarães trabalha na área de produção cinematográfica, tendo sido Diretor Geral da extinta Empresa Brasileira de Filmes S/A (EMBRAFILME); Presidente do extinto Instituto Nacional de Cinema (INC) e Produtor Executivo da Cinema Internacional Corporation (CIC), empresa que reunia a Paramount, a Metro e a Universal Films. Foi diretor responsável pelas Revistas Filme Cultura e Brasil Cinema.

Como Diretor de filmes, dirigiu mais de 100 filmes publicitários para o mercado brasileiro, além de ter dirigido também documentários educativos e culturais. Como Produtor, Carlos Guimarães de Matos Jr. já produziu vários filmes lançados no Brasil e no exterior.

Recentemente, desde 2007, está a frente da empresa Raízes Produções Culturais Ltda como seu Diretor. O seu último projeto para o cinema foi o filme A Cartomante, lançado em fevereiro de 2004, cujo roteiro foi baseado no conto homônimo de Machado de Assis.

Como Professor Universitário, Carlos Guimarães de Matos Jr. lecionou Cinema na Universidade Católica de Petrópolis (RJ); no curso de MBA em Gestão Cultural da Universidade Cândido Mendes (RJ) e também de RTVC da ESPM do Rio de Janeiro.

Filmografia

2004 :: A Cartomante
:: Motel
:: Tangarella
:: Pastores da Noite (Otália da Bahia)
:: Sombras de um Verão
:: O Pai do Povo
:: A Extorsão

Biografia

Internet:

C.G.PRODUÇÕES. http://www.cgproducoes.com.br/

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.