fbpx

Carlos Thiré

Biografia

Carlos Pesce Thiré, em arte mais conhecido como Carlos Thiré, é um ator, autor e diretor de cinema e teatro brasileiro. É filho de Cecil Thiré e neto de Tônia Carrero. Como artista, não fugiu ao destino familiar – apesar de ter completado o curso de Ciências Biológicas na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Aluno do Tablado, fez a Oficina de Atores de Augusto Boal e cursou a CAL, no Rio de Janeiro. Em Londres, estudou na Desmond Jones School of Mime and Physical Theatre (1995), na Philipe Gaulier School (1996 – Shakespeare and Tchekhov) e no Instituto City Lit (1996 – direção).

Sua carreira se iniciou como autor, em 1993, escrevendo a peça A Política É (E Que Deus Me Perdoe). Como ator, esteve em espetáculos encenados por Moacir Góes e Diogo Vilela de autores consagrados como J. B. Priestley, Margaret Edson.

Na TV, trabalhos em diversas novelas, entre as quais Pé na Jaca, e na minissérie O Quinto dos Infernos, ambas de Carlos Lombardi, na Globo, e fez Mandacaru e Perdidos de Amor em outras emissoras.

Como diretor de teatro, assinou os infantis Festa na Floresta, Loja de Brinquedos e No Fundo do Mar, sucessos no Brasil e em Portugal. No exterior, Carlos também dirigiu espetáculos juvenis como Beijo na Boca e Morangos com Açúcar e os adultos Festa Surpresa e Um Barco Para o Sonho, que teve sua avó Tônia Carrero e Mauro Mendonça no elenco.

Bibliografia

Livros:

Internet:

HISTÓRIA DO CINEMA BRASILEIRO. Carlos Thiré. Disponível no endereço: http://www.historiadocinemabrasileiro.com.br/carlos-thire/
MONTENEGRO E RAMAN. Carlos Thiré. Disponível no endereço: http://www.montenegroeraman.com.br/carlos-artur-thire/

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]

2 comentários sobre “Carlos Thiré

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.