fbpx

Carmélia Alves

Biografia

Carmélia Alves Curvelo, em arte conhecida como Carmélia Alves, é uma atriz brasileira nascida em Bangu (RJ) no dia 14 de fevereiro de 1926.

Foi lançada no mundo artístico por Ary Barroso, como substituta de Carmen Miranda, que nessa época iniciava carreira nos EUA. Alcançou notoriedade ao interpretar ritmos nordestinos como o baião e o carimbó. Ganha o carinhoso titulo de Rainha do Baião e emplaca sucessos como Cabeça Inchada e Trepa no Coqueiro.

Participou de muitos filmes, sendo sua estreia em 1952 em Está com Tudo. Fez também, entre outros, Carnaval em Caxias (1954) e A Pensão da Dona Estela (1956).

Foi casada com Jimmy Lester.

Filmografia

2007 – Cantoras do Rádio
1956 – Pensão da Dona Estela
1955 – Carnaval em Lá Maior
1955 :: Trabalhou Bem Genival
1954 – Carnaval em Caxias
1953 – Agulha do Palheiro
1952 :: Tudo Azul
1952 – Está com Tudo

Bibliografia

Livros:

SILVA NETO, Antonio Leão da. Astros e estrelas do cinema brasileiro. 2. ed. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2010.

Internet:

HISTÓRIA DO CINEMA BRASILEIRO. Carmélia Alves. Disponível no endereço: http://www.historiadocinemabrasileiro.com.br/carmelia-alves/

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.