fbpx

Carriço Film

Videos

Empresa

LOGO Carrico FilmA Carriço Film foi uma produtora cinematográfica fundada por João Gonçalves Carriço, o pioneiro do cinema em Juiz de Fora e um dos primeiros em Minas Gerais.

Fundada em 1933, a Carriço Film foi um importante empreendimento que passou a documentar os principais fatos de Juiz de Fora e, posteriormente em Minas Gerais, produzindo importantes cinejornais de forma ininterrupta até 1956.

Com o falecimento de João Gonçalves Carriço, em 1959, a Carriço Film não sobreviveu sob a direção de seu filho Manoel Carriço, que resolveu não mais produzir filme e focar apenas na sala de cinema da família, o Cine-Theatro Popular (fechado mais adiante, em 1966).

Bibliografia

Fontes de Referência

Monografias:

ESTEVES, Alessandro Luis Veiga; FERREIRA, Danilo Ribeiro. A Carriço Film e o Popular.
FERRAZ, Rosane Carmanini. A chegada do cinema em Juiz de Fora: uma nova opção de entretenimento no centro cultural de Minas Gerais (1997-1912), 2000. Graduação em História. Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora.

Dissertações:

ROCHA, Adriano Medeiros da. Cinejornalismo Brasileiro: uma visão pelas lentes da Carriço Film, 2007. Dissertação de Mestrado em Comunicação Social. Universidade Federal Fluminense, Niterói.

Livros:

ALMEIDA, Adriano. Cinejornalismo brasileiro: uma Visão Através das Lentes da Carriço Film. Juiz de Fora: Edições Funalfa, 2008.
SIRIMARCO, Martha. João Carriço, o Amigo do Povo. Juiz de Fora: Edições Funalfa, 2005.
ZAGHETTO, Ismair. Mello Reis e o sonho da metrópole e da cultura. Juiz de Fora: Jornal de Domingo Editora, 2016.

Internet:

Franco Groia

Franco Groia

Pesquisador com foco na história do Cinema Brasileiro e desenvolvimento do mercado audiovisual no Brasil, é o criador e Coordenador Geral do Portal 'História do Cinema Brasileiro'. É Professor Universitário na Universidade Salgado de Oliveira (UNIVERSO) - Campus Juiz de Fora (MG). contato: [email protected]

Um comentário em “Carriço Film

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.