fbpx

Cartas da Mãe (2003)

Filmes

Sinopse

Cartas da mãe é uma crônica sobre o Brasil dos últimos 30 anos contada através das cartas que o cartunista Henfil (1944/1988) escreveu para sua mãe, Dona Maria. Estas cartas, publicadas em livros e jornais, são lidas pelo ator e diretor Antonio Abujamra enquanto desfilam imagens do Brasil contemporâneo. Política, cultura, amigos e amor são alguns dos temas que elas evocam, criando um diálogo entre o passado recente do Brasil e nossa situação atual.

O filme ainda traz artistas, políticos e amigos de Henfil, entre eles o atual Presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva, o escritor Luis Fernando Veríssimo, os cartunistas Angeli e Laerte e o jornalista Zuenir Ventura, falam sobre a trajetória do cartunista dos anos da ditadura militar até sua morte.

Animações inéditas de seus cartuns complementam o documentário.

Elenco

Antonio Abujamra …. Narração
Angeli
Frei Betto
Gilse Cosenza
Ivan Cosenza de Souza
Iza Guerra
Laerte

Luis Fernando Veríssimo
Luiz Inácio Lula da Silva
Zuenir Ventura

Ficha Técnica

Por trás dos filmes, além dos atores, dos figurinos, das câmeras, da arte, do som e de outros elementos mais facilmente perceptíveis na construção qualquer longa metragem, há também um verdadeiro exército de profissionais dedicados a viabilizar cada detalhe do intrincado quebra-cabeça artístico, operacional, logístico e financeiro da produção audiovisual.

Veja logo abaixo a equipe técnica de Cartas da Mãe (2003) que o portal História do Cinema Brasileiro pesquisou e agora disponibiliza aqui para você:

Direção: Fernando Kinas e Marina Willer
Roteiro: Fernando Kinas e Marina Willer
Co-produção: Gabriela Hahn
Direção de produção: Paula Madureira
Produção Executiva: Carla Schertel
Direção de Fotografia: Heloísa Passos
Montagem: Fernando Kinas, Marina Willer e Silvio Matos
Som Direto: Chico Bororo e Renato Callaça
Direção de Arte: Marina Willer
Animação: Laurent Cardon
Edição de som: Alexandre Sobral e Armando Torres Júnior
Trilha original: André Abujamra
Realização: Fernando Kinas, Marina Willer e Trattoria Di Frame
Produtora Associada: Maquina Produções

Bibliografia

Livros:

HENFIL. Cartas da Mãe. : , .

Internet:

HISTÓRIA DO CINEMA BRASILEIRO. Cartas da Mãe. Disponível no endereço: http://www.historiadocinemabrasileiro.com.br/cartas-da-mae/

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]

Artigos Relacionados