fbpx

Cartola – Música para os olhos (2006)

Sinopse

O filme revela quem era o sambista Cartola. Um retrato de um homem que renasceu várias vezes.

O documentário mostra a importância de Cartola para a música brasileira, traçando um emocionante painel do autêntico samba de origem e seus principais expoentes, um dos fundadores da Estação Primeira de Mangueira, para a qual escreveu seu primeiro samba, Chega de Damanda. Ele também foi o autor de sambas clássicos, como O Mundo é um Moinho e O Sol Nascerá, além de As Rosas não Falam.

Trata-se da concretização de um projeto iniciado no ano de 1999, quando ainda se chamava Peito Vazio e que seria dirigido por Lírio Ferreira e Hilton Lacerda (parceiro do primeiro no longa metragem Baile Perfumado), Cartola – Música para os olhos só veio a ter sua primeira exibição no Festival do Rio 2006.

Elenco

Nélson Sargento
Nélson Motta
Marcos Paulo Simão

Ficha Técnica

Por trás dos filmes, além dos atores, dos figurinos, das câmeras, da arte, do som e de outros elementos mais facilmente perceptíveis na construção qualquer longa metragem, há também um verdadeiro exército de profissionais dedicados a viabilizar cada detalhe do intrincado quebra-cabeça artístico, operacional, logístico e financeiro da produção audiovisual.

Veja logo abaixo a equipe técnica de Cartola – Música para os olhos (2006) que o portal História do Cinema Brasileiro pesquisou e agora disponibiliza aqui para você:

Direção: Lírio Ferreira e Hilton Lacerda
Roteiro: Hilton Lacerda
Coprodutora: Riofilme
Distribuição: Europa Filmes

Brasil | Documentário | cor/pb | 85 min. | 2006

Bibliografia

Livros:

Internet:

HISTÓRIA DO CINEMA BRASILEIRO. Cartola – Música para os olhos. Disponível no endereço: http://www.historiadocinemabrasileiro.com.br/cartola-musica-para-os-olhos/

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]

2 comentários sobre “Cartola – Música para os olhos (2006)

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.