fbpx

Caru Alves de Souza

Biografia

Caru Alves de Souza é uma cineasta, roteirista e produtora brasileira nascida na cidade de São Paulo (SP) em 1979. É formada em História pela USP. Ao lado de Tata Amaral, comanda a produtora Tangerina Entretenimento.

Como cineasta, tem em seu currículo, como sua primeira obra oficial, o curta-metragem Assunto de Família (2011), exibido em mais de 40 festivais ao redor do mundo.

Dirigiu também documentários para a TV Cultura e outros curtas-metragens, como O Mundo de Ulim e Oilut (2011), obtendo prêmios e visibilidade internacional.

O filme De Menor (2013), codirigido com a cineasta Tata Amaral, foi sua estréia em longas-metragens. O filme teve sua Première Mundial na 61ª edição do Festival de San Sebastian (2013); e venceu o principal prêmio da Première Brasil do Festival do Rio de 2013. O sucesso em festival fez com que o longa fosse distribuído pela HBO Latin America.

Originalmente com o título Bagdá – Cenas de uma Juventude, o projeto de seu segundo longa-metragem foi premiado em 2017 com o TFI Latin America Fund para projetos em estágio avançado de desenvolvimento, do Tribeca Film Institute, e também com dois prêmios para desenvolvimento de roteiro, o Apoio do Desenvolvimento de Projetos de Cinema e Televisão Ibero-Americanos em 2015, do Programa Ibermedia, e o PROAC Desenvolvimento de Projetos de Longa-Metragem em 2014, da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo. O filme foi lançado na mostra Generation 14plus no Festival de Berlim 2020, com o título Meu nome é Bagdá e acabou ganhando o Grand Prix da mostra.

A realizadora é também membro do Coletivo Vermelha, um grupo de profissionais mulheres do audiovisual de São Paulo, e foi curadora da Mostra O Cinema Humanista dos Irmãos Dardenne, exibida nos Centros Culturais Banco do Brasil de São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília ao longo de 2016, eleita pelo jornal O Globo como uma das melhores Mostras de 2016.

Dirigiu a 2ª temporada da série de documentários Causando na Rua, para o canal CINEBRASiLTV.

Filmografia

:: Filmografia como Diretora ::

2020 :: Meu nome é Bagdá
2013 :: De menor (codir. Tata Amaral)
2011 :: O Mundo de Ulim e Oilut
2010 :: Assunto de Família
2010 :: Vestígios
2008 :: Mascarianas

Bibliografia

Links de Referência

Internet:

HISTÓRIA DO CINEMA BRASILEIRO. Caru Alves de Souza. Disponível no endereço: http://www.historiadocinemabrasileiro.com.br/caru-alves-de-souza/
MANJERICÃO FILMES. Sobre nós. Disponível no endereço: https://manjericaofilmes.com.br/sobre-nos/
TANGERINA. As Diretoras. Disponível no endereço: http://www.tangerinaentretenimento.com.br/pt/as-diretoras/

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]

2 comentários sobre “Caru Alves de Souza

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.