fbpx

Castelo Rá-Tim-Bum – O Filme (1999)

Sinopse

Castelo Rá-Tim-Bum, o filme é um filme brasileiro baseado na série infantil educativa Castelo Rá-Tim-Bum dirigido por Cao Hamburguer e escrito por Anna Muylaert.

A versão cinematográfica carrega praticamente nenhuma conexão conceitual com a série, sendo que vários elementos do original foram eliminados ou substituídos. O clima colorido e infantil da série deu lugar a um tom sombrio, inclusive no visual do Castelo, reformulado e transformado em uma espécie de mansão.

Seu orçamento de R$ 7 milhões permanece até hoje como um dos maiores para filmes infantis brasileiros.

Mino, um garoto de 300 anos e aprendiz de feiticeiro, está chateado e quer ser um menino comum. Mas seus planos se alteram quando a bruxa Losângela, ajudada pelos malvados Abobrinha e Rato, quer roubar os poderes de Morgana e acaba com o Castelo. Junto com seus novos amigos Cacau, João e Ronaldo, Nino vive uma surpreendente aventura para salvar o Castelo e seus Tios Victor e Morgana da maldição da bruxa Losângela.

A história expande o conceito dos Stradivarius, uma família tradicional de feiticeiros, que é meramente mencionada na série original. Com a chegada iminente do alinhamento dos planetas, um evento que fortalece os poderes de todos os magos, Losângela (Marieta Severo) rouba o livro de magia de Morgana (Rosi Campos) o que causa a perda dos poderes de Morgana e do Dr. Victor (Sérgio Mamberti). Losângela se alia ao Dr. Abobrinha (Pascoal da Conceição) e seu ajudante Rato (Matheus Nachtergaele), ambos com intenções de demolir o Castelo.

As esperanças do Castelo ficam nas mãos do sobrinho de Morgana e Victor, Nino Stradivarius’, um menino de 300 anos aprendiz de feiticeiro. Nino também procura lidar com o fato de que não é um garoto normal, o que dificulta sua capacidade de fazer amigos. No entanto, é justamente fazendo amizade com as crianças Cacau, João e Ronaldo que ele encontra um meio de salvar o Castelo e seus tios.

Elenco

Pascoal da Conceição (Abobrinha)
Diego Kozievitch (Nino)
Leandro Léo
Sérgio Mamberti (Victor)
Matheus Nachtergaele (Rato)
Oscar Neto
Rosi Campos (Morgana)
Mayara Constantino
Marieta Severo (Losângela)

Ficha Técnica

Direção: Cao Hamburger
Roteiro: Anna Muylaert

Bibliografia

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.