fbpx

Cecília Thompson (1936-2019)

Biografia

Cecília Thompson foi uma jornalista, atriz, escritora e tradutora brasileira nascida em São Paulo (SP) no dia 29 de junho de 1936.

Durante a maior parte de sua vida, passeou entre as artes cênicas e o jornalismo, mas era no dia a dia agitado nas redações onde preferia estar. Trabalhou por 34 anos no jornal O Estado de S.Paulo, de 1975 até 2009, quando passou a acompanhar a distância o assunto que mais gostava de cobrir: o sistema previdenciário.

Como atriz, participou do filme O Grande Momento (1958) e de espetáculos do Teatro Arena e do Oficina.

Na vida pessoal, teve dois filhos, Flávio Guarnieri e Paulo Guarnieri, frutos de seu matrimônio com o ator Gianfrancesco Guarnieri (falecido em 2006), com que esteve casada de 1958 a 1965.

A morte do primogênito, o ator Flávio Guarnieri, há cerca de três anos, lhe causou impacto emocional tão profundo que afetou sua saúde. A partir disso ela desenvolveu displasia maligna severa, doença que viria a tirar sua vida no dia 18 de abril de 2019.

No fim do ano passado, usou sua página em uma rede social, em que era bastante ativa, para avisar que havia criado um nome particular para a doença que comprometia sua mobilidade: distopia malévola. Apesar de preferir se comunicar por emails e postar na rede social, a jornalista era avessa a aparelhos de celular e nunca teve um, mesmo diante da insistência dos filhos.

Afastada do jornalismo, Cecilia Thompson não se adaptou à própria aposentadoria e costumava fazer traduções em casa para um canal a cabo. Foi ativa até o fim.

A jornalista deixou um filho, quatro netos, uma irmã e quatro sobrinhos.

Bibliografia

Internet:

HISTÓRIA DO CINEMA BRASILEIRO. Cecilia Thompson. Disponível no endereço: http://www.historiadocinemabrasileiro.com.br/cecilia-thompson/
ZYLBERKAN, Mariana. Jornalista, Cecilia Thompson era apaixonada pela profissão e também foi atriz. Disponível no endereço: https://www.jb.com.br/cultura/2019/04/996363-jornalista–cecilia-thompson-era-apaixonada-pela-profissao-e-tambem-foi-atriz.html. Acesso em: 22 de abril de 2019.

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.