fbpx

Celeneh Costa

Biografia

Celeneh Costa é uma atriz e cantora brasileira nascida no Rio de Janeiro (RJ) no dia 22 de janeiro de 1940.

Aos doze anos mudou-se para uma fazenda na Barra do Piraí, onde passou a praticar equitação e jardinagem. De volta ao Rio de Janeiro, além dos cursos regulares, estudou também piano, pintura e balé, sob os olhos cuidadosos dos pais.

Em 1955, inscreveu-se no concurso Miss Cinelândia, chegando a finalista. Recebeu convite para trabalhar no cinema e fez sua estreia em 1956, no filme Colégio de Brotos, pela Atlântida. Participou de outros, alguns ao lado de Mazzaropi, como O Noivo da Girafa (1957) e Chico Fumaça (1958).

Como cantora, lançou seu primeiro disco em 1959, tendo participado esporadicamente também de programas de televisão.

Uma das mulheres mais belas do Cinema Brasileiro nos anos 1950, abandonou a carreira artística, a conselho da família, para se dedicar à faculdade de medicina.

Filmografia

1962 – The Witch Beneath the Sea (EUA/Brasil)
1958 – Chico Fumaça
1958 :: E o Espetáculo Continua
1958 :: Sherlock de Araque
1958 :: Tumulto de Paixões (Fluch des Amazonas) (Alemanha/Brasil)
1957 :: O Noivo da Girafa
1957 – Metido a Bacana
1956 – Colégio de Brotos

Bibliografia

Livros:

SILVA NETO, Antonio Leão da. Astros e estrelas do cinema brasileiro. 2. ed. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2010.

Internet:

HISTÓRIA DO CINEMA BRASILEIRO. Celeneh Costa. Disponível no endereço: http://www.historiadocinemabrasileiro.com.br/celeneh-costa/

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.