fbpx

Chaguinha

José Gabriel Chagas, em arte conhecido como Chaguinha, é um ator.

Começou sua carreira no circo, como escada de outros artistas como os palhaços Pimentinha, Arrelia, etc.

Com o advento da televisão, resolveu aprimorar seus conhecimentos e fez um curso na Escola de Arte Dramática de Vida Alves. Sérgio Cardoso o convida a participar da peça O Soldado Tanaka, ao lado de Tarcísio Meira. Fez shows humorísticos em boates como O Canto do Galo, com o comediante Simplício.

Em 1963, estreou no cinema, numa ponta no filme Lampião, o Rei do Cangaço. Entre outros, seguiram-se Maridos em Férias (1972) e Como Consolar Viúvas (1976).

Na televisão, participou dos programas humorísticos A Praça da Alegria e Hotel do Sossego. No Sítio do Pica-Pau Amarelo, foi o Rabicó, em 1977. Também atuou em diversas novelas como Champagne (1983), De Quina pra Lua (1985), Tieta (1989), Perigosas Peruas (1992), Por Amor (1997), Mulheres Apaixonadas (2003) e Senhora do Destino.

Filmografia

1984 :: Eteia, a Extraterrestre em sua Aventura no Rio
1983 :: Taradas no Cio
1976 :: Como Consolar Viúvas
1974 :: A Virgem e o Machão
1972 :: Maridos em Férias (O Mês das Cigarras)
1963 :: Lampião, o Rei do Cangaço

Bibliografia

Livros:

SILVA NETO, Antonio Leão da. Astros e estrelas do cinema brasileiro. 2. ed. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2010.

Internet:

HISTÓRIA DO CINEMA BRASILEIRO. Chaguinha. Disponível no endereço: http://www.historiadocinemabrasileiro.com.br/chaguinha/

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.