fbpx

Chão (2019)

Trailer

Sinopse

Documentário que mostra o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) realizando protestos e movimentações para pressionar o governo a aprovar uma reforma agrária que redistribuirá o território de uma usina prestes a falir. Enquanto isso um grupo de conservadores ligados a latifundiários luta para acabar com as manifestações dos ocupantes.

O filme vivencia a ocupação da propriedade de uma usina de cana-de-açúcar em processo de falência. A despeito da estagnação jurídica e da aridez do agronegócio no sul de Goiás, o gesto da ocupação se firma em resistência e invenção de uma paisagem em disputa. Vó, PC e os mais de 600 acampados regam diariamente a utopia de um lugar por vir, em um futuro projetado no horizonte ainda intocável da reforma agrária.​

Chão, dirigido por Camila Freitas, foi recentemente adquirido pela distribuidora FiGa Films, que tem no seu catálogo filmes de renome internacional como Bixa Travesty (2017), de Kiko Goifman e Claudia Priscila, um dos destaques da Mostra Panorama do Festival de Berlim de 2018, e O Som ao Redor (2012), de Kleber Mendonça Filho, um dos filmes nacionais mais celebrados internacionalmente nos últimos anos.

Em 2019, o filme foi selecionado para a programação da mostra Berlinale Talents da 69º edição do Festival de Berlim, que visa dar espaço para artistas que estão emergindo e seus projetos.

Ficha Técnica

Por trás dos filmes, além dos atores, dos figurinos, das câmeras, da arte, do som e de outros elementos mais facilmente perceptíveis na construção qualquer longa metragem, há também um verdadeiro exército de profissionais dedicados a viabilizar cada detalhe do intrincado quebra-cabeça artístico, operacional, logístico e financeiro da produção audiovisual.

Veja logo abaixo a equipe técnica de Chão (2019) que o portal História do Cinema Brasileiro pesquisou e agora disponibiliza aqui para você:

Direção: Camila Freitas
Roteiro: Camila Freitas e Marina Meliande
Produção: LEONARDO FELICIANO
Fotografia: Marina Meliande, Cris Lyra e CAROL MATIAS
Montagem: Fred Benevides e Marina Meliande
Música: Celio Barros e MICHELLE AGNÈS MAGALHÃES
Empresa Produtora: TROTOAR PRODUÇÃO de SERVIÇOS AUDIOVISUAIS Ltda.

Brasil | Documentário | Cor | DCP | 110 min. | 2019

Bibliografia

Livros:

Internet:

BERLIM 2019. Chão. Disponível no endereço:
FESTIVAL DO RIO 2019. Chão. Disponível no endereço: http://www.festivaldorio.com.br/br/filmes/chao
HISTÓRIA DO CINEMA BRASILEIRO. Chão. Disponível no endereço: http://www.historiadocinemabrasileiro.com.br/chao/

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.