fbpx

Charles Paraventi

Biografia

FOTO Charles ParaventiCharles Jacomino Paraventi Essabá, em arte conhecido como Charles Paraventi é um ator brasileiro nascido na cidade de Nova Iorque no dia 28 de fevereiro de 1969.

Iniciou a carreira em Nova Iorque, fazendo shows de mágica aos cinco anos, em um clube brasileiro, tendo como assistente a própria mãe. Ainda criança, participou de várias peças de teatro infantil.

Já no Brasil, em 1986, encarnava personagens e imitava seus amigos e professores em sátiras divertidíssimas. Seu talento para escrever lhe ajudou a criar textos que declamava e interpretava sem dificuldades. Os aplausos recebidos o encorajaram a tentar a vida no palco.

De 1991 a 1993, cursou teatro na CAL. Logo que saiu, participou de diversos esquetes do Projeto Terror na Praia, um grande sucesso. Em 1995 estrelou como protagonista no curta Bienvenido a Brasil, de Walter Lima Jr..

Ao longo dos anos, foi dirigido por Fábio Barreto, Fernando Meirelles, Tony Scott, Jefferson Miranda, Guel Arraes, entre outros.

Participou de peças de teatro e filmes vencedores de diversos prêmios: Bárbara Não lhe Adora, O Burguês Ridículo, Tainá – Uma Aventura na Amazônia (1999) e Cidade de Deus (2002).

Fluente em inglês, gravou diversos vídeos para a escola de idiomas CCAA, entre os anos de 2002 e 2003. Tais vídeos são utilizados até hoje nos cursos de EPG.

Em 2005, venceu o I Campeonato Carioca de Improviso Teatral no Rio de Janeiro, ao lado dos atores Fábio Nunes, Ary Aguiar Jr., Tatá Werneck e Rafael Chasse. Em 2008, formou e dirige o grupo de improvisação teatral Acepipes.

Em 2004, passou por momento delicado na vida pessoal, quando foi acusado por agredir um estudante em uma pizzaria do Rio de Janeiro e, dois anos depois, em 2006, quando foi preso duas vezes por porte de drogas e corrupção ativa.

Em 2012, participou do quadro Maratona de Humor 2 do programa Tudo É Possível apresentado por Ana Hickmann na Rede Record, ao lado dos atores do stand up e do improviso, Leandro Teixeira, Ary Aguiar e Rodrigo Amém. Em 2013, participou do programa Cante se Puder.

Filmografia

2020 :: O Braço Direito
2014 :: Loucas pra casar!
2013 :: Até que a Sorte nos Separe 2 …. Garcia
2012 :: 2 Coelhos …. Robério (Tanajura)
2010 :: De Pernas pro Ar …. Raul
2005 :: Domino: A Caçadora de Recompensas …. Howie Stein
2005 :: The Snake King …. Ronald
2005 :: Um Lobisomem na Amazônia …. Borges
2004 :: Espelho d’Água …. Olavo
2004 :: A Dona da História
2004 :: Man on fire (Chamas da Vingança) …. Jersey boy
2004 :: Didi Quer Ser Criança …. Professor Muller
2002 :: Cidade de Deus …. Tio Sam
2000 :: Domésticas – O Filme
1999 :: Tainá – Uma Aventura na Amazônia …. Boca
1998 :: Bela Donna …. Dr. Farina
1997 :: A Ostra e o Vento …. Saulo
1995 :: O Monge e a Filha do Carrasco …. Dominicius

Bibliografia

Internet:

CHARLES PARAVENTI – SITE OFICIAL. http://www.charlesparaventi.com.br/

WIKIPEDIA. https://pt.wikipedia.org/wiki/Charles_Paraventi

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]

Um comentário em “Charles Paraventi

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.