fbpx

Chick Fowle (1915-1995)

Biografia

Henry Edward Fowle, em arte mais conhecido como Chick Fowle, foi um diretor de fotografia nascido em Londres, na Inglaterra, em 1915.

Iniciou carreira em 1930 no departamento de documentários dos correios da Inglaterra, o General Post Office Film Unit, onde conheceu Alberto Cavalcanti em 1933.

Seu primeiro filme como fotógrafo é o documentário curto Night Mail, produzido em 1936. Fowle desenvolveu regular carreira de fotógrafo nos anos 1930 e 1940, até ser convidado a vir para o Brasil pelo mesmo Cavalcanti, agora produtor geral da recém-fundada Companhia Cinematográfica Vera Cruz. Estreou junto com todos em Caiçara, primeira produção da companhia. Logo o talento de Fowle é reconhecido e mesmo com a saída de Cavalcanti em 1951, continua na empresa até o final, fotografando inclusive seu último filme, Floradas na Serra. Continua com a Brasil Filmes, espécie de continuação da Vera Cruz. É fato comum dizer que a fotografia de Fowle contribui e muito para o sucesso dos filmes da Vera Cruz principalmente no exterior, como Tico-Tico no Fubá (1952) e O Cangaceiro (1953).

Para Anselmo Duarte, fotografa seu primeiro longa, Absolutamente Certo e depois O Pagador de Promessas, em 1962, ganhador da Palma de Ouro em Cannes.

A partir dos anos 1960, associa-se a Roberto Santos, César Mêmolo Jr. e Sady Scalante para fundar a Lynx Film, maior produtora de comerciais do Brasil durante muitos anos.

Seu trabalho faz escola e seu nome é respeitado até os dias de hoje, tanto que, em 1981, Roberto Santos homenageou-o com o documentário curto Chick Fowle, o Faixa Preta em Cinema. (…) A fotografia é um dos maiores trunfos do filme de Anselmo Duarte: o preto e branco expressa todas as suas possibilidades plásticas, uma riqueza de nuances e tons que não limita mais os movimentos dos intérpretes e figurantes, conforme acontecia numa época recente. A fusão é perfeita entre os rostos anônimos e os atores vindos do palco do TBC – Teatro Brasileiro de Comédia, como Leonardo Villar, ou o teatro baiano, como Gerado Del Rey, Othon Bastos e Antonio Pitanga. Nesse momento Fowle não revela apenas a plenitude dos seus recursos técnicos: o inglês mostra que é um dos autênticos descobridores da luz brasileira, o homem que representa a transição entre o alemão Edgar Brasil e o argentino Ricardo Aronovich. Isso não se chama mais competência e profissionalismo, isso é sensibilidade e talento: a fotografia concebida como uma grande arte no processo de criação coletiva do cinema. – trecho final extraído do verbete de Chick Fowle assinado por Paulo Antonio Paranaguá, sobre a fotografia do filme O Pagador de Promessas, integrante do livro Enciclopédia do Cinema Brasileiro, de Fernão Pessoa Ramos e Luiz Felipe Miranda (organizadores). Chick, com seu estilo clássico e perfeccionista, contribui de forma decisiva para a qualidade da fotografia do cinema brasileiro.

Faleceu em Londres, na Inglaterra, em 16 de junho de 1995, aos 80 anos de idade.

Filmografia

1936- Night Mail (CM) (Inglaterra) (cofot. Jonah Jones); 1937-News For the Navy (CM) (Inglaterra) (cofot. Fred Gamage); 1938-North Sea (MM) (Inglaterra) (cofot. Jonah Jones); 1940-Spring Offensive (CM) (Inglaterra); Air Communique (CM) (Inglaterra); 1941- The Heart of Britain (Inglaterra); Merchant Seamen (Inglaterra); 1942- Listen to Britain (CM) (Inglaterra) (cofot. Fred Gamage); 1944- The True Story of Lili Marlene (CM) (Alemanha); 1946- Child on Trial (Inglaterra); 1947- The Woman in the Hall (Inglaterra) (cofot. C.M.Pennington-Richards); 1948- Esther Waters (Inglaterra) (cofot. C.M.Pennington-Richards); 1949- Once a Joly Swagman (Inglaterra); Dear Mr. Pohack (Inglaterra); 1950Caiçara; 1951-Ângela; 1952- Terra é Sempre Terra; Tico-Tico no Fubá (cofot. José Maria Beltran); 1953- O Cangaceiro; 1954- São Paulo em Festa (MM) (cofot. Nigel C.Huke, Ray Sturgess, Ronald Taylor e Jack Lowin); Na Senda do Crime; 1956-O Gato de Madame; O Sobrado; 1957- Paixão de Gaúcho; Osso, Amor e Papagaios; Absolutamente Certo; Rosa dos Ventos (Die Windrose) (Brasil/ Alemanha) (episódio brasileiro: Ana); 1959-Ravina; 1960- A Primeira Missa; O Menor (CM); O Vale do Paraíba (CM); 1962- A Gravata (CM); Celulose Brasileira (CM); O Pagador de Promessas; O Mosteiro de São Bento do Rio de Janeiro (CM); 1961/1965-O Pescador e sua Alma (The Fisherman and his Soul) (Brasil/ EUA) (cofot. Haskel Wexler).

Bibliografia

Livros:

RAMOS, Fernão Pessoa; MIRANDA, Luiz Felipe (org.). Enciclopédia do Cinema Brasileiro. São Paulo: Editora Senac, 2000.

SILVA NETO, Antônio Leão da. Dicionário de Fotógrafos do Cinema Brasileiro. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2011.

Internet:

HISTÓRIA DO CINEMA BRASILEIRO. http://www.historiadocinemabrasileiro.com.br/chick-fowle/

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.