fbpx

Chico Xavier, O Filme (2010)

Trailer

Sinopse

Chico Xavier é uma adaptação para o cinema que descreve a trajetória do médium Francisco Cândido Xavier (Chico Xavier), que viveu 92 anos desta vida terrena desenvolvendo importante atividade mediúnica e filantrópica. Vida conturbada, com lutas e amor. Seus mais de 400 livros psicografados, consolaram os vivos, pregaram a paz e estimularam caridade. Fenômeno? Fraude? Os Espíritos existem? Para os admiradores mais fervorosos, foi um santo. Para os descrentes, no mínimo, um personagem intrigante.

A trajetória de Chico Xavier é uma das grandes apostas do cinema nacional para 2010. Dirigido por Daniel Filho (dos sucessos de bilheterias Se eu fosse você e Se eu fosse você 2), Chico Xavier promete tratar das histórias de fé e também das polêmicas que envolveram a vida do médium que morreu aos 92 anos em Uberaba (MG) e afirmava conversar com os espíritos.

Três atores se revezam no papel de Xavier no longa: Nelson Xavier, encarnando o personagem dos 60 aos 80 anos; Ângelo Antônio, que vive Xavier dos 20 aos 50; e o ator-mirim Matheus Costa, responsável pelas cenas da infância do líder espiritual mineiro.

Também estão no elenco os atores Tony Ramos, Christiane Torloni, Pierre Baitelli, Paulo Goulart, Carlos Vereza, Cássio Gabus Mendes, entre muitos outros.

O roteiro de Chico Xavier – O Filme é inspirado na biografia homônima escrita pelo jornalista Marcel Souto Maior. Nascido em 1910 no município de Pedro Leopoldo (MG) e morto em 2002 em Uberaba (MG), Xavier publicou mais de 400 livros em vida, todos eles, afirmava, psicografados através de conversas com espíritos. Estima-se que mais de 20 milhões de exemplares foram vendidos.

Elenco

Nelson Xavier …. Chico Xavier (1969/1975)
Ângelo Antônio …. Chico Xavier (1931/1959)
Matheus Rocha …. Chico Xavier (1918/1922)
Gregório Duvivier …. Medico Oftolmologista
Giovanna Antonelli …. Cidália
Giulia Gam …. Rita
Carla Daniel …. Carmosina
Cássia Kiss …. Yara
Letícia Sabatella …. Maria João
Paulo Goulart …. Saulo Guimarães
Ailton Graça …. Passageiro Avião
Pedro Paulo Rangel (Padre Scarzelo
Tony Ramos …. Orlando
Anselmo Vasconcelos …. Perácio
Laura Cardoso …. Propria
Cássio Gabus Mendes …. Padre Julio Maria
Fernando Eiras …. Prefeito
Ana Rosa …. Carmem
Jean Pierre Noher …. Jean Mazon
Larissa Vereza …. Lucia Candido
Christiane Torloni …. Glória
Luís Melo …. João Candido
Via Negromonte
Carlos Vereza
André Dias …. Emmanuel
Rosi Campos …. Cleide

Ficha Técnica

Por trás dos filmes, além dos atores, dos figurinos, das câmeras, da arte, do som e de outros elementos mais facilmente perceptíveis na construção qualquer longa metragem, há também um verdadeiro exército de profissionais dedicados a viabilizar cada detalhe do intrincado quebra-cabeça artístico, operacional, logístico e financeiro da produção audiovisual.

Veja logo abaixo a equipe técnica de Chico Xavier, O Filme (2010) que o portal História do Cinema Brasileiro pesquisou e agora disponibiliza aqui para você:

Direção: Daniel Filho
Roteiro: Marcos Bernstein
Produtores: Daniel Filho
Produção Executiva: Julio Uchôa e Claudia Bejarano
Direção de Produção: Luiz Henrique Fonseca
Coordenador de Produção: Mariana Vianna
Direção de Fotografia: Nonato Estrela
Direção de Arte: Claudio Amaral Peixoto
Figurino: Bia Salgado
Maquiagem: Rose Verçosa
Cenografia: Karen Araújo
Pós-produção: Sylvia Ramos
Coprodução: Globo Filmes | Lereby Produções | Sony Pictures | Estação da Luz
Distribuição: Columbia | Downtown Filmes

Bibliografia

Fontes de Referência

Livros:

MAIOR, Marcel Souto. As vidas de Chico Xavier. : , .
______. Chico Xavier: a história do filme de Daniel Filho. : Leya, 2010.

Internet:

CINEMATECA BRASILEIRA. Chico Xavier – O Filme. Disponível no endereço: http://www.cinemateca.org.br/. Acesso em: 24 de mai. de 2010.
HISTÓRIA DO CINEMA BRASILEIRO. Chico Xavier – O Filme. Disponível no endereço: https://www.historiadocinemabrasileiro.com.br/chico-xavier-o-filme/

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]